Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

22 filmes que definiram os anos 60 na Netflix, Amazon, Telecine, Looke…

Entre as atrações estão os cults A Bela da Tarde e O Bebê de Rosemary

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 jul 2020, 12h05 - Publicado em 30 jul 2020, 11h54

Já fiz listas com clássicos e cults das décadas de 70 e 80. O foco, agora, recai sobre filmes emblemáticos dos anos 60. Há de tudo um pouco, assim com a década retratada nos longas-metragens: trabalhos marcantes de mestres como Vinconti, Fellini, Hitchcock Godard e Buñuel até pérolas do terror, como O Bebê de Rosemary e A Noite dos Mortos-Vivos. Que tal uma sessão nostalgia?

Rocco e Seus Irmãos > O italiano Luchino Visconti dirigiu Alain Delon num intenso drama familiar ambientado em Milão. O conflito está centrado em dois irmãos que disputam o amor da mesma mulher. Belas Artes à la Carte.

Acossado > Jean-Luc Godard se tornou um diretor de trabalhos herméticos com o passar das décadas, mas em seu primeiro longa-metragem, com roteiro de François Truffaut, abordou com leveza um romance encantador pelas ruas de Paris. Pilar na nouvelle vague, o filme capta a relação entre um ladrão (Jean-Paul Belmondo), que matou um policial, e uma jovem estudante de jornalismo, papel de Jean Seberg. Uma fuga para a Itália está nos planos do protagonista. Google Play e Apple TV+.

A Primeira Noite de um Homem
> O jovem Ben (Dustin Hoffman) se vê diante de um futuro incerto e é seduzido pela fogosa Mrs. Robinson (Anne Bancroft). Até a canção-tema, de Simon & Garfunkel, resistiu ao tempo. Google Play.

O Anjo Exterminador > Luis Buñuel atingiu um dos pontos altos de sua carreira com este ensaio surrealista sobre um grupo de aristocratas que, após um jantar numa mansão, ficam impossibilitados, por razões inexplicáveis, de sair da casa. Belas Artes à la Carte.

O Bebê de Rosemary > Depois de Repulsa ao Sexo (1965) e A Dança dos Vampiros (1967), o diretor Roman Polanski atingiu o sucesso comercial com este classicão do terror, estrelado por Mia Farrow e John Cassavetes. O casal se muda para um edifício em Nova York (a fachada é a do já lendário Dakota, onde morou John Lennon) e, logo em seguida, ela fica grávida. Não demora muito a perceber que há algo de errado no comportamento do marido e dos vizinhos. Amazon Prime Video e Google Play.

Se Meu Apartamento Falasse > Levou cinco Oscar em 1961 a comédia que traz Jack Lemmon como o solteiro que empresta seu apartamento para seus chefes terem encontros amorosos. Telecine Streaming e Apple TV+.

Era Uma Vez no Oeste > Com a memorável trilha sonora de Ennio Morricone, o faroeste, dirigido pelo italiano Sergio Leone, junta o destino de quatro personagens, papéis de Henry Fonda (foto), Claudia Cardinale, Charles Bronson e Jason Robards. Netflix e NOW.

Sem Destino > Peter Fonda e Dennis Hopper são os motociclistas que percorrem as estradas americanas, de Los Angeles a Nova Orleans. Ícone da contracultura, o filme é uma jornada de aventuras, perigos e final arrasador. Telecine Streaming e Google Play.

Deus e o Diabo na Terra do Sol > Lançado nos cinemas no início do golpe militar de 64, o exuberante longa-metragem do baiano Glauber Rocha enfoca a caçada de jagunços a um vaqueiro que matou um coronel numa briga. Canal Brasil pelo NOW.

A Noite dos Mortos-Vivos > Cult de terror dirigido por George Romero, o filme marcou época por apresentar de forma visionária o universo dos zumbis, que apavoram um grupo de pessoas presas numa casa. Looke e Telecine Streaming.

A Doce Vida > Em um dos magistrais trabalhos de Federico Fellini, Marcello Mastroianni faz o jornalista que cobre o mundo das estrelas e dos aristocratas decadentes de Roma. A cena de Anita Ekberg na Fontana di Trevi é icônica e um dos pontos célebres. Telecine Streaming.

A Bela da Tarde > Foi um escândalo à época e até hoje pode ser considerado uma transgressão para os conservadores. A estrela Catherine Deneuve topou fazer um papel ousado em uma das obras-primas de Luis Buñuel: o de Séverine, a esposa frígida e insatisfeita sexualmente que, à tarde, vira prostituta num bordel de luxo. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1967. Looke, Apple TV+ e Google Play.

Adivinhe Quem Vem para Jantar > Um casal (Katharine Hepburn e Spencer Tracy) precisa rever seus preconceitos quando a filha lhe apresenta o namorado negro (Sidney Poitier). Indicado a dez prêmios no Oscar 1968, faturou dois: atriz e roteiro original. NOW e Google Play.

Continua após a publicidade

2001: uma Odisseia no Espaço > Impossível esquecer a cena de abertura da primorosa ficção científica dirigida pelo mestre Stanley Kubrick: primatas numa briga e, num detalhe, o osso que vira uma espaçonave, ao som de Danúbio Azul, de Strauss. A partir daí, a história, inspirada no livro de Arthur C. Clarke (e com roteiro do próprio), avança até o século XXI para envolver o espectador na missão do astronauta David Bowman (Keir Dullea, na foto) que, rumo a Júpiter, tem a nave controlada pelo computador HAL 9000. Telecine Streaming, Looke, Apple TV+ e Google Play.

Psicose > Alfred Hitchcock, em sua melhor forma, enfoca o desaparecimento de uma mulher após ela dar entrada num hotel à beira da estrada cujo dono é muito, muito estranho. Netflix e Telecine Streaming. 

Bullitt > Galã à época, Steve McQueen interpreta o personagem-título, um líder policial que fica encarregado de proteger uma testemunha. As cenas de perseguição de carros por São Francisco ficaram famosas. Looke.

O que Terá Acontecido a Baby Jane? > Um duelo de atuações entre Joan Crawford e Bette Davis, que interpretam irmãs reclusas, que se odeiam e têm um passado nebuloso. Google Play.

Quem Tem Medo  de Virginia Woolf? > Elizabeth Taylor ganhou um merecido Oscar de melhor atriz pelo papel da esposa alcoólatra que, numa noite, decide colocar para os fora os podres de seu casamento. Baseado na peça de Edward Albee. HBO GO.

Lolita > O livro de Nabokov ganhou uma versão definitiva do diretor Stanley Kubrick, que mostra a atração de um professor de meia-idade por uma ninfeta. Apple TV+ e Google Play.

Clamor do Sexo > Natalie Wood e Warren Beatty, dirigidos por Elia Kazan, são os jovens que se apaixonam em meio às diferenças de suas classes sociais e econômicas. Apple TV+.

Lawrence da Arábia > O monumental épico de David Lean, vencedor de seis prêmios no Oscar 1963, incluindo melhor filme, narra a trajetória de T.E. Lawrence (1888–1935), tenente do exército britânico que, em 1916, ajuda os árabes a se libertarem dos turcos. Telecine Streaming.

Continua após a publicidade

Se… > Marco da contracultura, o filme traz à tona uma rebelião estudantil armada numa escola pública da Inglaterra. Amazon Prime Video.

Quer me seguir nas redes sociais? Anote! 

Facebook: Miguel Barbieri Jr. 
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: miguel barbieri jr 

 

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.