Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Festival É Tudo Verdade exibe 60 filmes grátis até 4 de outubro

Entre as atrações estão os documentários sobre Cid Moreira e o diretor Milos Forman

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 set 2020, 11h32 - Publicado em 23 set 2020, 14h19

O É Tudo Verdade — Festival Internacional de Documentários começa nesta quarta (23) e segue até dia 4 de outubro, no site etudoverdade.com.br (grande parte da programação será direcionada para a plataforma do Looke).

São sessenta atrações grátis, entre curtas e longas, mas, ATENÇÃO: os filmes têm dias e horários pontuais de exibição.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90

O filme de abertura é A Cordilheira dos Sonhos, de  Patricio Guzmán, em que o diretor chileno desvenda os mistérios da cordilheira dos Andes em meio a um ensaio político sobre os avanços sociais do governo Allende (1970-1973) e a repressão da ditadura Pinochet (1973-1990). Exibição nesta quarta (23), às 20h30. 

Continua após a publicidade

Gostei muito de Forman vs. Forman, uma biografia toda narrada em primeira pessoa, de Milos Forman (1932-2018), que construiu uma filmografia singular. Nascido na então Checoslováquia, iniciou seus estudos de cinema em Praga, mas fez sua brilhante carreira nos Estados Unidos, onde realizou obras-primas, como Um Estranho no Ninho (1975) e Amadeus (1984), ambas premiadas com o Oscar. Com várias e várias imagens de arquivo com entrevistas, Forman vai contando sua própria trajetória, repleta de surpresas e reviravoltas. Sua vida daria um filme! O filme só passa no sábado (26), às 13h.

Há outras atrações estrangeiras interessantes, como Pão Amargo, exibido na quarta (1º), às 18h, que retrata um campo de refugiados sírios no Líbano, com enfoque na trajetória das crianças.

O tom político está em várias outras produções internacionais. Golpe 53 é sobre uma investigação, em agosto de 1953, sobre as relações do Irã com o Reino Unido e os Estados Unidos. Exibição no domingo (27), às 18h.

Continua após a publicidade

O Rolo Proibido trata de um movimento de cineastas afegãos em apagar o passado Talibã e mostrar um novo país. Exibição na segunda (28), às 18h.  

Entre os destaques brasileiros, Boa Noite traz o lendário Cid Moreira, apresentador do Jornal Nacional por quase três décadas. Duas sessões: terça (29), 21h, e quarta (30), 15h.

Libelu — Abaixo a Ditadura, de Diógenes Muniz, vai atrás dos jovens que participaram do movimento estudantil Liberdade e Luta, surgido em 1976. Também tem duas sessões: quarta (30), 21h, e quinta (1), 15h.

Continua após a publicidade

Vale também destacar a sessão especial de Utopia Distopia, no sábado (26), às 11h, em que o veterano realizador Jorge Bodanzky faz uma reflexão sobre sua juventude, na Brasília da década de 60.

Para quem gosta de documentários sobre música, duas opções: Os Quatro Paralamas, sobre o empresário de Herbert, Bi e Barone, no sábado (26), às 21h, e no domingo (27), às 15h e Jair Rodrigues – Deixa que Digam, na quinta (1), às 21h, e na sexta (2), às 15h.

Todas as informações sobre mais filmes, com dias e horários, estão muito bem explicadas no site do É Tudo Verdade (só clicar aqui).

Continua após a publicidade

Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.