Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Eu e o Cinema, com René Sampaio: as preferências do diretor de Faroeste Caboclo

Comecei a seção Eu e o Cinema entrevistando a atriz Maria Casadevall e, agora, escolhi um cineasta. Nascido em Brasília em 1973, René Sampaio tem uma produtora de comerciais, fez alguns curtas e estreou no longa-metragem neste ano com o elogiado Faroeste Caboclo. Qual sua primeira lembrança de ter ido ao cinema? Os Saltimbancos Trapalhões […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 23h49 - Publicado em 23 out 2013, 16h21

Comecei a seção Eu e o Cinema entrevistando a atriz Maria Casadevall e, agora, escolhi um cineasta. Nascido em Brasília em 1973, René Sampaio tem uma produtora de comerciais, fez alguns curtas e estreou no longa-metragem neste ano com o elogiado Faroeste Caboclo.

René Sampaio: preferências do diretor de Faroeste Caboclo foto: Elton Takii

Qual sua primeira lembrança de ter ido ao cinema? Os Saltimbancos Trapalhões (1981). Como era moleque, achei o filme muito colorido e conseguia cantar as músicas. Vi também alguns desenhos da Disney, como qualquer criança.

Quem te levava? Meu pai. Ele me apresentou o cinema e minha mãe, a música.

Continua após a publicidade

Ver filmes desde pequeno te motivou a fazer cinema? Não dá para dizer exatamente qual foi a importância de ver cinema desde criança. Eu leio e escuto música desde moleque e nem por isso virei escritor ou músico.

Teve algum filme lá no passado que te deu vontade de ser cineasta? Bye Bye Brasil, do Cacá Diegues. Eu vi na TV e percebi que, ali, havia, sim, a possibilidade de fazer um filme bom e no Brasil.

Você é cinéfilo? Sempre gostei de cinema, mas não me comparo com pessoas que vão ver todos os filmes.

Continua após a publicidade

O que teu pai te indicava para ver? Ele até me mandava gravar alguns filmes que passavam na madrugada para ver depois. Entre eles, Papillon, O Homem que Queria Ser Rei, Um Dia, um Gato, O Céu por Testemunha…

Quais são seus filmes preferidos? Glória Feita de Sangue e quase todos do Kubrick, Brazil e Os 12 Macacos, do Terry Gilliam, Cidade de Deus.

Brazil – O Filme: na lista dos prediletos de René

Continua após a publicidade

E seus diretores? Na verdade, eu escolho um filme pelo filme. Mas tem alguns cineastas que eu gostava de ver quase tudo, como Robert Altman, Woody Allen, Clint Eastwood, Kubrick… Hoje, não tenho nenhum preferido, talvez o Lars von Trier.

E brasileiros? O Cacá Diegues “das antigas”, Fernando Meirelles e Walter Salles, José Eduardo Belmonte. Como fiz curtas, conheço e gosto do trabalho de cineastas como o Kleber Mendonça Filho, Eduardo Nunes, Gustavo Spolidoro… Também é muito consistente a filmografia do Fernando Coimbra, de O Lobo Atrás da Porta. 

Prefere ver filmes no cinema ou em casa? No cinema, sem dúvida. Mas como tenho pouco tempo para ir ao cinema, vejo em casa. Nos últimos quatro anos, eu quase não fui ao cinema por causa do Faroeste Caboclo.

Continua após a publicidade

Algum filme recente não te agradou? As Aventuras de Pi, do Ang Lee, e Além da Vida, do Clint Eastwood. Não me conectei com as histórias.

Já saiu de alguma sessão? Sim, de Corra que a Polícia Vem Aí (1988). Eu era adolescente e estava rebelde (risos).

Faroeste Caboclo: DVD tem quatro cenas inéditas

Continua após a publicidade

Viu muito faroeste para fazer Faroeste Caboclo? Não. Usei as memórias que eu tinha e assisti à trilogia do Sergio Leone: Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito, além de Era uma Vez no Oeste.

Muita coisa ficou de fora do filme? Sim. Mais de uma hora de material. O maior desafio era descobrir o que não fazia parte do filme. Se estava na dúvida, tirava. No DVD, por exemplo, tem quatro cenas que não entraram na montagem final.

Gostou deste post? Então clique aqui e curta a minha página do blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.