Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Conheça as versões para o cinema da peça Em Nome do Jogo

Fui ver Em Nome do Jogo, peça de Anthony Shaffer (1926–2001), estrelada por Marcos Caruso e Erom Cordeiro. Tinha muito interesse porque os dois filmes baseados no mesmo texto são bem bacanas. Confesso que, embora o cinema seja minha praia, a montagem, que está em cartaz no teatro Jaraguá, em São Paulo, me fascinou muito. […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 11h00 - Publicado em 22 abr 2013, 01h00

Erom Cordeiro e Marcos Caruso na montagem da peça Em Nome do Jogo

Fui ver Em Nome do Jogo, peça de Anthony Shaffer (1926–2001), estrelada por Marcos Caruso e Erom Cordeiro. Tinha muito interesse porque os dois filmes baseados no mesmo texto são bem bacanas. Confesso que, embora o cinema seja minha praia, a montagem, que está em cartaz no teatro Jaraguá, em São Paulo, me fascinou muito. Por vários motivos: os diálogos são afiadíssimos, o entrosamento entre Caruso e Cordeiro é perfeito, o clima tem tensão e um bocadinho de humor e, conforme escreveu meu colega Dirceu Alves (leia aqui), o espectador fica eletrizado do início ao fim. Detalhe: embora Caruso (o Leleco de Avenida Brasil) esteja muito bem, Cordeiro rouba a cena e se sobressai.

A primeira versão para o cinema, com Laurence Olivier e Michael Caine, em 1972

 Fiquei com vontade de rever os filmes e, quem for ver a peça (que fica em cartaz até julho), também vai ter curiosidade em conhecer as adaptações. Sleuth é o título original de ambos. O primeiro foi dirigido pelo grande Joseph L. Mankiewicz (A Malvada), em 1972, com Laurence Olivier (no papel do arrogante escritor) e Michael Caine, que fazia o cabeleireiro. Tentei encontrar na internet se o filme foi lançado em DVD. Achei no site Mercado Livre uma versão à venda como Trama Diabólica (ele também é conhecido como Jogo Mortal). Talvez as videolocadoras mais antigas o tenham para alugar. Lembro de ter visto este intrigante suspense na década de 80 em VHS e fiquei impressionado. Se for impossível encontrá-lo, veja a segunda versão, Um Jogo de Vida ou Morte, de 2007. Não é tão boa quanto a original, mas o texto continua intacto e os atores são igualmente fantásticos. Michael Caine volta à cena, só que agora, mais velho, atua como o veterano escritor. Jude Law faz o amante da mulher dele. O filme foi lançado em DVD e Blu-ray.

Continua após a publicidade

Gostou deste post? Então curta a página do meu blog no Facebook e tenha mais informações sobre cinema!

A versão de 2007, Um Jogo de Vida ou Morte, com Jude Law e Michael Caine

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.