Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Boy Erased, acusado de censura, retrata a “cura gay” de forma pungente

O filme foi lançado nas plataformas digitais, como o NOW, e também em DVD

Por Miguel Barbieri Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 abr 2019, 13h36 - Publicado em 28 abr 2019, 13h34

Boy Erased recebeu uma indicação ao Globo de Ouro 2019 – a de melhor ator coadjuvante para Lucas Hedges. Mas não chegou a ser indicado ao Oscar, além de ter fracassado nas bilheterias americanas. Por causa disso e por uma estratégia comercial, a distribuidora, a Universal Pictures, decidiu cancelar seu lançamento nos cinemas do Brasil, algo que ocorre com frequência. Foi o que bastou para, no início de fevereiro, os ativistas de plantão fazerem barulho nas redes sociais acusando a Universal de “censura”. O motivo? O filme critica a “cura gay” e isso seria um motivo para não estar alinhado ao conservadorismo que impera no Brasil de Bolsonaro. Nada disso!.

Lamento, realmente, que o filme tenha tido seu lançamento cancelado nos cinemas, mas quem sou eu para decidir o que é ou o que não é relevante comercialmente para uma distribuidora estrangeira. O bom disso tudo é que Boy Erased — Uma Verdade Anulada acabou de chegar em DVD (para compra) e às plataformas digitais sob demanda. Eu vi no NOW, pela Net, e confesso ter ficado chocado e surpreso com uma história tão pungente.

Ao contrário de O Mau Exemplo de Cameron Post, em cartaz nos cinemas, é muito pulsante. Acho que a intensidade se deve à fonte: ele é baseado nas memórias do escritor Garrard Conley. No filme, o personagem chama Jared Eamons e é interpretado por Lucas Hedges, que teve uma internação voluntária numa instituição que prometia a “cura gay”.

Filho de pais religiosos (Nicole Kidman e Russsell Crowe), o rapaz, que sente atração por homens, integra um grupo que passa por aulas de “comportamento” e supostos psicodramas, comandados por um pastor, papel do também diretor Joel Edgerton. O filme vai fundo na crítica à “terapia de conversão” para homossexuais, resultando numa conclusão de que não há cura para o que não é doença. Ao fim do filme, é revelado o destino dos personagens e é surpreendente saber o que o aconteceu com o pastor que prometia converter gays em héteros.

+ Netflix: Marco Pigossi indica violenta série sobre Roma

Continua após a publicidade

+ Netflix: 4 filmes que todo mundo está comentando. Mas valem a pena?

+ Por R$ 9,90, a Darkflix pretende ser uma concorrente da Netflix

+ Sem spoiler: Vingadores — Ultimato é o melhor da Marvel

Quer me seguir nas redes sociais? Anote: 

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
YouTube: Miguel Barbieri Jr. 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.