Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Artistas se manifestam contra a polêmica cena de sexo de ‘Último Tango em Paris’

A “cultura do estupro” voltou à tona, novamente, nos últimos dias. E tudo por causa de um filme bastante polêmico, porém lançado em 1972. No longa-metragem Último Tango em Paris, dirigido pelo italiano Bernardo Berlolucci, há uma cena de sexo anal simulada em que o protagonista, Marlon Brando, usa manteiga como lubrificante para transar com Maria […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 25 fev 2017, 20h46 - Publicado em 6 dez 2016, 15h29

A “cultura do estupro” voltou à tona, novamente, nos últimos dias. E tudo por causa de um filme bastante polêmico, porém lançado em 1972. No longa-metragem Último Tango em Paris, dirigido pelo italiano Bernardo Berlolucci, há uma cena de sexo anal simulada em que o protagonista, Marlon Brando, usa manteiga como lubrificante para transar com Maria Schneider, então com 19 anos.

Maria Schneider e Marlon Brando em cena de 'O Último Tango em Paris'

Maria Schneider e Marlon Brando em cena de ‘O Último Tango em Paris’

A sequência foi considerada um escândalo à época e, até hoje, é motivo de controvérsias. O ato era de um realismo tão brutal que acabou gerando uma série de discussões e, na era da internet, isso se espalhou de forma avassaladora. Pouco antes de morrer, em 2011, Maria Schneider, inclusive, afirmou ao jornal britânico Daily Mail que se sentiu humilhada e um pouco violentada por Marlon Brando e Bertolucci e que a cena havia lhe causado traumas profundos.

Em 2013, Bertolucci deu uma entrevista dizendo que a atriz havia sido enganada, se sentia culpado, mas não se arrependia do que havia feito. Recentemente, este mesmo vídeo foi resgatado pela revista americana Elle e, desde o fim de semana, a declaração de Bertolucci tem repercutido muito mal na mídia. Confira a entrevista de 2011 de  Bertolucci abaixo.

Continua após a publicidade

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kCzlIprtSHw?feature=oembed&w=500&h=281%5D

Ontem (5), Bertolucci soltou um comunicado em sua defesa, dizendo que é falso dizer que Maria desconhecia a violência da cena. “Ela sabia de tudo porque tinha lido o roteiro, onde estava tudo escrito”, revelou. O único “detalhe” omitido pelo cineasta e por Marlon Brando diz respeito à manteiga. O realizador, que queria uma cena com muito impacto, disse também que teve a ideia em conjunto com Brando na manhã em que a sequência foi filmada. O assunto caiu como uma bomba em Hollywood e atores e diretores demonstram repúdio a Bertolucci e ao filme nas redes sociais. Confira alguns depoimentos.

“Eu nunca mais vou ver esse filme, Bertolucci ou Marlon Brando do mesmo jeito de novo. Isso é muito além do nojento. Sinto raiva” –  Chris Evans, ator.

Continua após a publicidade

“Para todas as pessoas que amam esse filme, vocês estão vendo uma mulher de 19 anos sendo estuprada por um homem de 42. O diretor planejou. Me sinto mal” – Jessica Chastain, atriz.

“Todas as cópias desse filme devem ser destruídas imediatamente. Ele contém um estupro de verdade e abuso sexual” –  Jenna Fischer, atriz.

“Isso é de partir o coração e revoltante. Os dois são indivíduos muito doentes de pensar que isso estava certo”- Evan Rachel Wood, atriz.

Continua após a publicidade

“Imperdoável. Como diretora, mal posso imaginar; como mulher, estou horrorizada, desgostosa e cheia de raiva” – Ava DuVernay, diretora.

E mais!

Tom Cruise num filme de terror? Confira o trailer de ‘A Múmia’

‘Sully’ já tem nova data de estreia nos cinemas

Ator de ‘Star Wars’ perde 22 quilos e surge irreconhecível no trailer de ‘Silence’

Como ganhar ingresso grátis e descontos em cinemas

Quer me seguir nas redes socias?

Facebook: facebook.com/paginadoblogdomiguel
Twitter: @miguelbarbieri
Instagram: miguelbarbieri
Snapchat: miguelbarbieri

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.