Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

A trajetória do lendário goleiro Waldir Peres

O esportista sofreu um infarto fulminante aos 66 anos

Por Rodolfo Rodrigues
28 jul 2017, 18h32

A seleção que encantou o mundo na Copa de 82 sofreu mais uma baixa. Depois do técnico Telê Santana, em 2006, e do capitão Sócrates, em 2011, o futebol brasileiro perdeu Waldir Peres. No último dia 23, o goleiro teve um infarto fulminante, aos 66 anos. Natural de Garça, no interior, permaneceu em atividade entre 1970 e 1989. Era conhecido como um dos melhores da posição no país, compensando a baixa estatura (1,81 metro) com boa colocação e agilidade.

“Foi um dos principais do seu tempo, ou não teria disputado três Copas”, afirma o jornalista Paulo Vinícius Coelho, da Fox Sports. Nos Mundiais de 74 e 78, o jogador foi reserva. Revelado pela Ponte Preta, teve seu auge no São Paulo, onde se manteve de 1973 a 1984. Pelo time do Morumbi, disputou 617 partidas e ostentou o título de recordista de jogos pelo clube até acabar superado por Rogério Ceni (com 1 237 disputas). Ficou marcado também por barrar cobranças de pênalti.

Em duas delas, garantiu os títulos do Paulistão de 1975, superando a Portuguesa, e do Brasileirão de 1977, contra o Atlético Mineiro. Nessa ocasião, tirou do sério os adversários catimbando as cobranças. Três deles desperdiçaram os chutes. Consagrou-se ainda campeão estadual em 1980 e 1981. Pelo escrete canarinho, brilhou ao defender dois pênaltis do craque Paul Breitner em 1981, na vitória sobre a Alemanha por 2 a 1, em um amistoso
em Stutt gart.

“Era um cara divertido e de ótimo caráter”, relembra o ex-atacante Walter Casagrande. Peres jogou também pelo América-RJ, Guarani, Corinthians, Portuguesa e Santa Cruz. Na Ponte Preta, encerrou a carreira, aos 39 anos. Tornou-se depois treinador e comandou até 2013 mais de 23 equipes, a maioria do interior de São Paulo e do Paraná, sem grande sucesso. No ano passado, candidatou-se a vereador pelo Partido Republicano Progressista, mas recebeu só 1 341 votos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.