Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Uma caravela no meio da 23 de Maio

Entre as décadas de 70 e 90, uma espécie de galeão espanhol se destacava em meio à paisagem de uma das avenidas mais movimentadas da cidade. A cena inusitada, que parece saída de um filme surrealista, existiu de verdade. E foi sede de inúmeros estabelecimentos da capital ao longo dos anos. A partir da metade dos anos 70, o navio […]

Por Maurício Xavier Atualizado em 26 fev 2017, 11h40 - Publicado em 31 Maio 2016, 14h30
A caravela da Avenida 23 de Maio

A caravela da Avenida 23 de Maio, nos anos 70 (Foto: Domício Pinheiro)

Entre as décadas de 70 e 90, uma espécie de galeão espanhol se destacava em meio à paisagem de uma das avenidas mais movimentadas da cidade.

A cena inusitada, que parece saída de um filme surrealista, existiu de verdade. E foi sede de inúmeros estabelecimentos da capital ao longo dos anos.

A partir da metade dos anos 70, o navio em questão, estacionado na esquina da Avenida 23 de Maio com a Rua Joinville, na Vila Mariana, abrigava o restaurante Caravela, de frutos do mar.

Em 1984, tornou-se a danceteria Latitude 3001, onde a roqueira alemã Nina Hagen chegou a se apresentar. Cinco anos depois, seria transformado na boate Lamba Reggae.

Após uma sequência de fracassos comerciais, a embarcação seria finalmente demolida em 1995. Hoje o mesmo terreno abriga o hotel Pullman São Paulo Ibirapuera.

23 de maio - Especial 459 anos

A Avenida 23 de Maio, hoje em dia (Foto: Fernando Moraes)

Continua após a publicidade
Publicidade