Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Subestação mais antiga do Estado é reinaugurada após modernização

Localizada na Rua da Cantareira, no bairro da Luz, bem no coração da capital, a Estação Transformadora de Distribuição (ETD) Paula Souza foi reinaugurada no último dia 16 após passar por uma reforma de 40 milhões de reais bancados pela Eletropaulo. Entre as principais melhorias está a implantação de um novo sistema de isolamento a […]

Por Maurício Xavier Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 10h31 - Publicado em 30 ago 2016, 17h32
ETD

Fachada principal, em 1921: local teria sido metralhado em 1932

Localizada na Rua da Cantareira, no bairro da Luz, bem no coração da capital, a Estação Transformadora de Distribuição (ETD) Paula Souza foi reinaugurada no último dia 16 após passar por uma reforma de 40 milhões de reais bancados pela Eletropaulo. Entre as principais melhorias está a implantação de um novo sistema de isolamento a gás. A entrega da obra, no entanto, serviu também para marcar a comemoração do aniversário de 115 anos desta que é a mais antiga subestação de energia do Estado.

Mostra recupera a história do Edifício Planalto, inaugurado em 1956

Inaugurada em 1901, ela começou sua operação como uma usina térmica a gás e serviu de ponto de partida para a expansão da então companhia Light. O fato de contar com ramais subterrâneos teve influência positiva no desenvolvimento do centro da cidade, pois sua instalação ocupou menos espaço aéreo e permitiu a construção de outros prédios no entorno. Sua importância deve-se ainda à localização estratégica para a distribuição de eletricidade na capital, em um entroncamento de outras importantes subestações, como Cambuci, Brás e Canindé.

Continua após a publicidade

+ Inaugurado em 1966, Iguatemi foi o primeiro shopping do Brasil

Na primeira metade do século XX, era conhecida como “Main Substation”, abrigando o centro de treinamento da Light. Há relatos de que seu prédio principal foi metralhado durante a Revolução de 1932. Se durante décadas foi a fornecedora de energia para os bondes de São Paulo, hoje abastece o Metrô na região do Canindé. Em 1975, o complexo ganhou um edifício redondo projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.