Documentário narra a história do São Paulo Futebol Clube

Recém-lançado nos cinemas, o longa-metragem conta desde a fundação do clube até a construção do estádio atual

Com muitas imagens de arquivo, o documentário Onde a Moeda cai em Pé — a História do São Paulo Futebol Clube está em cartaz nos cinemas desde o início do mês. O longa-metragem narra a trajetória do tricolor paulistano a partir de sua fundação e inclui depoimentos de atletas que defenderam as cores do clube — como o ex-goleiro Rogério Ceni, o ex-meia e atual diretor de futebol Raí e o ex-boxeador Eder Jofre — e de torcedores célebres — como o compositor Nando Reis e o ator Lima Duarte.

Inauguração da sede na Liberdade, em 1936

Inauguração da sede na Liberdade, em 1936 (Arquivo histórico SPFC/Divulgação)

A história do São Paulo começou em 1930, após a união de ex-membros do Athlético Paulistano e da Associação Atlética das Palmeiras. Logo em seus primeiros anos, o tricolor contou com uma das principais estrelas do futebol brasileiro, o atacante Arthur Friedenreich, conhecido como El Tigre. O primeiro título veio em 1931, no Paulistão. Em 1934, no entanto, por causa de dissidências políticas entre os fundadores, que envolviam o início da profissionalização da modalidade no país, a equipe foi extinta, e sua parte administrativa acabou incorporada ao Clube de Regatas Tietê-São Paulo. Um ano depois, ex-sócios decidiram refundar a agremiação. A nova sede era em um apertado porão alugado na Praça Carlos Gomes, no bairro da Liberdade.

Construção do Estádio do Morumbi, em 1952

Construção do Estádio do Morumbi, em 1952 (Arquivo histórico SPFC/Divulgação)

Os anos após o ressurgimento foram de muita dificuldade, principalmente por causa do orçamento curto. Nessa época, a equipe treinava em campos emprestados e por vezes em um terreno nos fundos da Igreja da Consolação. A primeira sede social surgiu em 1942, onde hoje fica o Estádio do Canindé, às margens do Rio Tietê, na Zona Norte. Nesse local, o clube montou um complexo esportivo para diversas modalidades. No atletismo, o principal nome foi Adhemar Ferreira da Silva, dono de duas medalhas de ouro na Olimpíada de Helsinque 1952 e na de Melbourne 1956, conquis- tas até hoje homenageadas com as duas estrelas douradas acima do escudo do time. O projeto de mudança para o Morumbi começou em 1952, quando o clube adquiriu um terreno em uma área deserta da região. O estádio foi inaugurado em 1960, com uma vitória por 1 a 0 contra o Sporting Clube, de Portugal, diante de 65 000 pessoas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s