Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Relembre o Salão da Criança

Essa foi a primeira feira anual dedicada aos pequenos

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jun 2018, 13h43

No início da década de 60, São Paulo já despontava como a maior potência econômica do país, e a realização de feiras e congressos de diversos ramos na cidade começou a se tornar uma atividade corriqueira por aqui. Um dos maiores e mais esperados eventos anuais desse tipo era o Salão da Criança, idealizado em 1961 pelo empreendedor Caio de Alcântara Machado, que já havia criado três anos antes a Fenit, Feira Nacional da Indústria Têxtil, ancestral da que hoje conhecemos como São Paulo Fashion Week. É dele também a criação da UD, na qual já falamos neste texto, e também da mais bem sucedida entre todas, o Salão do Automóvel.

O Salão da Criança reunia num só espaço fabricantes de brinquedos, empresas do ramo editorial e de alimentação, e tudo mais que abrangesse o universo infantil. Não existia nada parecido na época! Com divulgação bem direcionada feita em programas infantis de televisão e publicações destinadas às crianças, a feira tornou-se um sucesso imediato. Sua realização era feita, não por coincidência, na semana do Dia da Criança.

Confira as imagens do 13º Salão da Criança em 1973:

Continua após a publicidade

Para as crianças, uma visita ao salão era como ir a um parque de diversões. Um pavilhão gigantesco cheio de atividades infantis, e brinquedos por toda parte, sendo que muitos deles ainda nem haviam sido ainda lançados no mercado, e podiam ser manipulados ali à vontade.

O Salão era realizado no Ibirapuera, onde ficou de 1961 até o início dos anos 70, quando o complexo do Anhembi foi inaugurado, e todas as feiras anuais de Caio Alcântara Machado foram transferidas para lá. As crianças da época, hoje pais e avôs, que tiveram a oportunidade de visitar o Salão da Criança, não esqueceram a emoção e a ansiedade que sentiram ao visitar aquele lugar mágico que se formava uma vez por ano.

Comercial da Cica para o Salão da Criança, nos anos 60:

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.