Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Roger Moore, o 007 humanitário

De cavaleiro das cruzadas a espião, relembre a carreira do ator

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 Maio 2017, 16h17

O 007  menos sisudo de todos se foi. Roger Moore nos deixou hoje, 23 de maio, aos 89 anos de idade, após uma dura e corajosa batalha contra um câncer, nas palavras de sua família.

Ele foi responsável por dar uma imagem mais leve ao eterno espião com licença para matar, assumindo o papel de James Bond em sete filmes, a partir de Viva e Deixe Morrer (Live and Let Die), em 1973, até Na Mira dos Assassinos (A View to a Kill) em 1985. Os longas do Agente 007 com Roger Moore tinham um pouco mais de comédia, sem perder, é claro, o clima de aventura e de fantasia.

(Acervo/Divulgação)

Roger Moore se tornou 007 quando Sean Connery já se achava velho demais para encarnar o espião e, por uma ironia, acabou vivendo o personagem até seus 58 anos, o mais velho ator nesse papel.

Em 1979, o filme 007 Contra o Foguete da Morte (Moonraker) teve locações no Brasil. A cena de Roger Moore no bondinho do Pão de Açúcar se tornou antológica: na perseguição, o vilão crava os dentes no fio de aço da máquina do bondinho para conseguir alcançar o espião. Foi a primeira vez que Moore esteve no país. Voltou em 1991, já como embaixador da Unicef, um trabalho ao qual ele se dedicou muito até sua morte.

Continua após a publicidade
(Acervo/Divulgação)

 

Além do cinema, Roger Moore teve importantes participações na televisão. Foi o protagonista em três grandes séries do passado:

Ivanhoé, de 1958: nobre cavaleiro e campeão da justiça, que luta contra a tirania do Príncipe João.

Continua após a publicidade

O Santo, que durou sete temporadas a partir de 1962: ele faz Simon Templar, uma espécie de Robin Hood moderno, que rouba somente bandidos ricos, além de ajudar a colocá-los na cadeia. Claro, o fruto do roubo fica pra ele mesmo!

– E a mais lembrada pelo público, Persuaders (que até hoje não se sabe explicar porque não teve um título em português), de 1972: Moore fazia dupla com Tony Curtis. Ambos eram milionários playboys que ajudavam a polícia britânica atuando disfarçados.

Em 1999, Roger Moore foi condecorado pela Rainha Elizabeth por suas ações humanitárias, tornando-se Cavaleiro do Império Britânico.

 

Ivanhoé

 

O Santo

 

Persuaders

Continua após a publicidade

 

A cena do bondinho em 007 Contra o Foguete da Morte

 

Frases famosas de Roger Moore como James Bond

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.