Piscina do Pacaembu volta à ativa

Não é apenas o campo do Pacaembu que marcou a história esportiva da cidade. A piscina olímpica, localizada dentro do complexo do estádio, também viveu grandes momentos. Ela completa 76 anos em abril, e foi palco de provas internacionais importantes, como as disputas aquáticas dos Jogos Pan-Americanos de São Paulo, em 1963. + Mulheres ensinam crianças da Cracolândia a praticar balé […]

O local em 1963: provas dos Jogos Pan-Americanos (Foto: Estadão Conteúdo)

O local em 1963: provas dos Jogos Pan-Americanos (Foto: Estadão Conteúdo)

Não é apenas o campo do Pacaembu que marcou a história esportiva da cidade. A piscina olímpica, localizada dentro do complexo do estádio, também viveu grandes momentos. Ela completa 76 anos em abril, e foi palco de provas internacionais importantes, como as disputas aquáticas dos Jogos Pan-Americanos de São Paulo, em 1963.

+ Mulheres ensinam crianças da Cracolândia a praticar balé

Ali, o nadador Athos Procópio de Oliveira Júnior, nascido no interior do estado, conquistou a medalha de bronze na categoria 100 metros costas, dividindo o pódio com os americanos Ed Bartsch (ouro) e Charles Bittick (prata).

As obras no centro esportivo: inauguração ocorrida em 1940 (Foto: Divulgação)

As obras no centro esportivo: inauguração ocorrida em 1940 (Foto: Divulgação)

Nos últimos tempos, no entanto, o local estava abandonado. Depois de mais de um ano de reforma, foi reaberto, em março. Graças ao investimento de 2 milhões de reais da prefeitura, a tubulação foi recuperada e a piscina ganhou novos pisos e azulejos, entre outras melhorias.

Confira como ficou o espaço após a reforma, que terminou em março:

Piscina agora possui as medidas olímpicas (Foto: Divulgação)

Piscina agora possui as medidas olímpicas (Foto: Divulgação)

Para atender o padrão da Federação Internacional de Natação (FINA), tem 50 metros de comprimento, 25 metros de largura e 2 metros de profundidade, o que viabiliza a realização de qualquer competição profissional de natação ali. A piscina comporta 2,5 milhões de litros de água. Para aproveitar a atração, basta associar-se gratuitamente ao Complexo Esportivo do Estádio do Pacaembu.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s