Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Livro reeditado relembra biografia do pintor Ivald Granato

Obra foi organizada pelo próprio artista

Por Julia Flamingo
4 ago 2017, 18h24

Ivald Granato, fluminense radicado em São Paulo, morreu aos 66 anos, devido a uma parada cardíaca, em julho de 2016. Realizada ao longo de cinco décadas de carreira, sua extensa produção mantém-se viva e vibrante em exposições, feiras de arte e coleções de museus, como o MAC e a Pinacoteca.

A trajetória do irreverente pintor é relembrada nas 380 páginas do livro Gesture and Art, que acaba de ganhar uma reedição pela editora Francis. Organizada pelo próprio Granato — que a dividiu em pintura, desenho, escultura, gravura, instalação e performance —, a publicação foi impressa originalmente em 2009. Agora, encontra-se à venda na Livraria Cultura por 179,90 reais.

Capa do livro ‘Gesture and Art’ (Divulgação/Veja SP)

Imagens de obras, fotografias históricas e textos assinados pelo crítico da área Jacob Klintowitz narram a biografia de Granato, desde o seu ingresso na escola de Belas Artes do Rio, passando por happenings em que se vestia como o mecenas Ciccillo Matarazzo e o americano Andy Warhol, até suas últimas telas, com traços pop.

Continua após a publicidade

O livro também traz o clique que estampou uma capa de VEJA SÃO PAULO nos anos 80, sobre a trajetória do irriquieto personagem. Com ateliê na esquina da Avenida Henrique Schaumann e com a Avenida Rebouças, o criador foi um crítico severo da  ditadura militar e não deixava de extravasar seu espírito debochado nas festas, onde costumava virar uma atração à parte.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.