Passarela de Congonhas é reaberta aos pedestres após reforma

Obra, projetada nos anos 70 pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas, teve investimento de 6,7 milhões de reais

Interditada desde 2015 por causa de problemas estruturais, a Passarela Comandante Rolim Amaro, que cruza a Avenida Washington Luís e dá acesso ao Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, foi reaberta ao público na última semana de dezembro e tem a reinauguração oficial prevista para o próximo dia 19. Uma reforma de 6,7 milhões de reais, custeada por meio de uma parceria da prefeitura com empresas privadas, recuperou a passagem principal, além das escadas do canteiro central e das laterais.

Outras melhorias incluem a instalação de dois elevadores, luminárias, cobertura, uma praça, banheiros, bicicletário e espaço para comércio. A entrega põe fim a uma batalha de dezoito anos do empresário Carlos Alberto Camargo, sócio de uma construtora com empreendimentos na região.

A passarela no mês passado, após a obra: fechada desde 2015

A passarela no mês passado, após a obra: fechada desde 2015 (Mister Shadow/Estadão Conteúdo)

Em 1999, incomodado com o estado de conservação do local, ele criou a Associação dos Amigos da Passarela, com o objetivo de conseguir sua revitalização. A peregrinação do empresário por órgãos públicos atravessou seis gestões municipais, até ter um desfecho positivo em março do ano passado, quando a obra foi confirmada. “Precisamos cuidar da nossa cidade”, diz ele.

Construída em 1974, a passarela tem fluxo diário de 3 000 pedestres e foi projetada pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas, também responsável pelo Estádio do Morumbi, pelo prédio da faculdade de arquitetura da USP e pelo Edifício Louveira, em Higienópolis.

A atual reforma foi supervisionada por seu neto, Marco Artigas, e pela sobrinha de Carlos, Helena Camargo, ambos arquitetos. “É um orgulho ter a oportunidade de trabalhar em algo ligado a meu avô”, afirma Marco.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s