Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Partida precoce: a arte, as exposições e a saudade de Jaider Esbell

Morto aos 41 anos, o artista destaque da 34ª Bienal deixa um legado de valorização da arte indígena e de luta por uma outra forma de ver o mundo

Por Tatiane de Assis Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 nov 2021, 06h00

O artista e curador da etnia macuxi Jaider Esbell, 41 anos, morreu na terça (2) em São Sebastião (SP). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, trata-se de um caso de suicídio. Esbell nasceu na cidade de Normandia (RR), na região da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, que compreende também os municípios de Pacaraima e Uiramutã na fronteira com a Venezuela. Ele era filho adotivo de Bernaldina José Pedro, mestra e anciã de seu povo.

Neste ano, além de ser uma das estrelas da 34ª Bienal de São Paulo, foi o curador de uma exposição no Museu de Arte Moderna (MAM), chamada Moquém_Surarî. Sobre essa mostra, ele contou à VEJA SÃO PAULO que havia sido convidado para fazer uma individual, mas preferiu oferecer uma proposta coletiva para trazer um panorama da arte indígena à instituição. Ainda em 2021, seus trabalhos também integraram Véxoa: Nós Sabemos, já encerrada na Pinacoteca; Frestas Trienal de Artes, realizada na unidade de Sorocaba do Sesc, em cartaz até 30 de janeiro de 2022; e Brasilidade Pós-Modernismo, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio, até 22 de novembro.

Esbell defendia a Arte Indígena Contemporânea (AIC), conceito que, de acordo com texto publicado por ele em seu site em 16 de abril de 2020, pode ser entendido de várias formas. Uma delas é: “Você já viu a arte de fazer parar de chover e de fazer o sol aparecer, assim, rapidinho, bastando um canto de poder? Eu já vi isso acontecer, foi em Roma, Vaticano, uma anciã que fez. Quero deixar claro que o Sistema AIC é isso. Nossa arte é direcionada para resguardar a vida, nunca será para entreter. É para tecer os fios coloridos da existência que estão em nossas mãos”.

A morte precoce do artista brasileiro foi lamentada por diversas instituições e profissionais do meio. “Era uma troca constante. Sem ele, a Bienal deste ano não teria sido o que foi”, afirmou o curador-geral da mostra, Jacopo Crivelli. O diretor artístico do Masp, Adriano Pedrosa, também se manifestou sobre essa partida: “Triste e inacreditável notícia”. O MAM emitiu um comunicado oficial: “Lamentamos profundamente a perda e estendemos nossa solidariedade aos amigos e familiares”.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 10 de novembro de 2021, edição nº 2763

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.