Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Os 40 anos de ‘Superman – O Filme’

O primeiro grande filme de super-herói do cinema

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
15 Maio 2018, 13h24

Os quarentões ou cinquentões que assistem hoje nos cinemas essa avalanche de filmes de heróis das eternas concorrentes Marvel e DC, dão um risinho de canto de boca e relembram que estavam presentes quando o primeiro grande filme de super-herói alcançou as telonas: Superman – O Filme, que está completando quarenta anos em 2018.

Relegados apenas a poucos telefilmes ou séries de TV, os super-heróis ganharam finalmente uma superprodução em 1978, ano em que o filme estreou nos Estados Unidos. Por aqui, Superman só chegou em 6 de abril de 1979, uma espera de quase seis meses em relação à estreia em seu país de origem. Foi a produção mais cara já feita até então, custando 55 milhões de dólares, o equivalente a cerca de 220 milhões de dólares nos dias de hoje, e chegou a faturar 300 milhões de dólares, pouco mais de 1 bilhão em valores atuais.

Superman – O Filme conta a origem do herói, desde que seus pais o tiraram o planeta Krypton, que estava sendo destruído, e o mandaram para a Terra ainda bebê em uma minúscula nave. O pequeno Kal-El cai na Terra e é criado por uma família do interior, mas pouco se vê da infância e da adolescência do rapaz, focando mais na sua vida adulta, quando ele arranja um emprego do jornal Planeta Diário, como o repórter Clark Kent e principalmente quando ele faz suas primeiras aparições como Superman.

Continua após a publicidade

O elenco estelar era encabeçado por Marlon Brando, que fez Jor-El, o pai do herói, e por Gene Hackman, impagável no papel de Lex Luthor. O papel principal foi dado ao quase novato Christopher Reeve, um jovem com pouca experiência em cinema e TV, mas que os produtores escolheram para o papel assim que ele apareceu para o teste, com o terno amarrotado e o jeito desajeitado de Clark Kent. E até hoje, ninguém conseguiu representar melhor o herói do que ele.

Lois Lane foi vivida pela atriz Margot Kidder, já veterana em cinema e TV naquela época. A cena em que o Superman carrega Lois no colo em um passeio voando pela cidade ao som de uma versão instrumental de Can You Read My Mind se tornou icônica. Ouça a música com cenas do filme:

 

Christopher Reeve se foi em 2004, depois de anos paralisado por conta de um acidente enquanto cavalgava. Margot Kidder, a eterna Lois Lane, morreu na última segunda (14), aos 69 anos. Infelizmente, ele não está mais aqui para voltar no tempo e evitar que ela morra, como no filme.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.