Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

O Museu do Videogame chega a São Paulo

Evento gratuito percorre o país mostrando a história dos games

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 out 2017, 12h04 - Publicado em 18 out 2017, 12h03

Até o dia 29 de outubro, São Paulo recebe novamente o Museu do Videogame Itinerante, o primeiro do país desse tipo, que percorre o Brasil todo e teve mais de 5 milhões de visitantes no ano passado. Deles, mais de um milhão estiveram na primeira visita do museu à nossa cidade, em outubro de 2016.

O Museu do Videogame Itinerante é o único museu de videogames registrado no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e foi eleito o mais criativo do país em 2014. Também representou o Brasil no maior encontro de museus do mundo, realizado na França em 2016.

Em uma área de 400 metros quadrados montada no Shopping SP Market, os visitantes podem conhecer a história dos videogames no mundo, desde o primeiro lançado comercialmente há 45 anos, até os mais recentes lançamentos dos grandes fabricantes.

(Museu do Videogame Itinerante/Divulgação)

A exposição é totalmente interativa e resgata quatro décadas de história da evolução dos videogames. Entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogamefabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Continua após a publicidade
(Museu do Videogame Itinerante/Divulgação)

Cleidson Lima, criador e curador do museu, explica que ele surgiu depois de um ultimato de sua mulher: “ou cria um museu e tira esses videogames de casa, ou saem você e os videogames!” A bronca deu certo. O local foi criado em 2011, primeiro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e, desde 2015, percorre o país levando a história na bagagem.

Alguns exemplares estão à disposição dos visitantes para relembrar ou conhecer os antigos jogos, como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600 , Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros. Equipamentos recém-lançados também podem ser testados pelo público, como a novíssima tecnologia de realidade virtual para Playstation 4.

(Museu do Videogame Itinerante/Divulgação)

O evento é gratuito e está montado no Atrium do Shopping SP Market, ficando aberto ao público das 10h às 22h de segunda a sábado e das 14h às 22h aos domingos.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.