Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Memória do futebol é resgatada em feira no Pacaembu

Colecionadores expõem seus valiosos itens da história do futebol

Por Roosevelt Garcia 19 jun 2018, 15h57

A paixão do brasileiro por futebol fica mais intensa em ano de Copa do Mundo, mas existem aqueles que são ainda mais apaixonados do que a maioria dos mortais! São os colecionadores de itens ligados ao futebol, atividade que vem crescendo muito ultimamente. Agora, eles ganharam um espaço para expor e até intercambiar suas preciosidades. É a Feira Foot, que será realizada no próximo sábado (23) na área externa do Museu do Futebol, no Pacaembu.

Ingresso para o último jogo de Pelé pela seleção brasileira: em exibição na feira Reprodução/Veja SP

Itens raros, memorabilia do futebol e, principalmente, camisetas, estarão expostos ao público por seus orgulhosos proprietários, que vão aproveitar a feira para conhecer outros colecionadores e conseguir objetos que faltam em suas coleções. A organização da feira espera cerca de trinta expositores, muitos deles com as maiores coleções registradas no país. Entre as peças expostas estarão também fotografias, pôsteres, botões, canecas, publicações, latas, bolas e uma infinidade de outras coisas.

Ingresso para o jogo de despedida de Garrincha: um dos destaques Reprodução/Veja SP

Fábio Duque, por exemplo, é o maior colecionador de camisas do evento. Entre suas relíquias está a camisa da seleção Argentina usada por Maradona em 1993. Adriano Lourenço, por sua vez, coleciona camisas de clubes ingleses e de seleções. Seu acervo é de cerca de 700 peças. O colecionador Paulo Roberto tem itens variados sobre futebol, como ingressos de diversas Copas do Mundo e dos jogos de despedida de Pelé e Garrincha.

Programas oficiais das copas de 1970 e 1970: também em exposição Reprodução/Veja SP

Além da mostra, palestras e bate-papos completam o programa. A participação feminina no futebol é um dos temas abordados. Também há uma área de vendas ao público, em que empresas oferecem seus produtos ligados ao esporte mais querido do Brasil.

1ª edição da Feira Foot
Data: 23 de junho (sábado)
Horário: Das 10h às 17h
Local: Área externa do Museu do Futebol
Entrada gratuita

Reprodução/Veja SP

 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade