Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

“Lata de sardinha enferrujada” e as divertidas frases do Dr Smith

O vilão que todos amam odiar e seu riquíssimo vocabulário

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jun 2017, 16h37

O seriado Perdidos no Espaço é uma das produções mais lembradas dos anos 60. No auge da corrida espacial, uma série de ficção/fantasia que abordava a colonização de outros planetas por uma família terráquea comum fez os espectadores imaginarem como seria se sua própria família fizesse isso. Mas a série fez um estrondoso sucesso por um motivo inesperado: um vilão mal-intencionado que acabou se tornando o palhaço da série, e o motivo pra todo mundo assistir de novo na semana seguinte – o Doutor Smith.

(Fox/Divulgação)

Criado para ser o sabotador da nave Júpiter 2, ele seria a causa da família se perder no espaço, e depois sairia de cena. Sua participação estava prevista para acontecer somente até o episódio 5. Mas o vilão inescrupuloso foi se tornando a figura central da trama e os produtores resolveram deixar o personagem mais um pouco, para ver até onde ia a sua popularidade. Foi longe: durou todos os 83 episódios da série.

O Doutor Smith se transformou num trapalhão acovardado e o responsável por praticamente todos os problemas que a família enfrentou durante a série. Juntamente com o jovem Will Robinson e o Robô, formou o trio que ditou os caminhos das estórias pelas três temporadas. Um das coisas mais engraçadas da série eram os adjetivos absurdos que ele dava ao Robô, a grande maioria deles inventada na dublagem brasileira. Expressões em inglês que significavam algo simples como “cabeça de vidro”, na dublagem viraram “pusilânime paspalhão”, e a variedade desses termos é uma das muitas curiosidades da série. Borges de Barros, que emprestava sua voz ao Doutor Smith, o fazia com perfeição, e foi eleito pelo próprio ator Jonathan Harris como a melhor voz do personagem em todo o mundo.

Continua após a publicidade
(Fox/Divulgação)

Veja abaixo os dez adjetivos mais usados pelo Doutor Smith se referindo ao Robô, todos adaptados na dublagem brasileira.

  • Paspalho – 62 vezes
  • Lata de Sardinha – 48 vezes
  • Caro Amigo – 16 vezes
  • Sucata – 14 vezes
  • Idiota – 13 vezes
  • Amigo – 10 vezes
  • Traidor – 9 vezes
  • Imbecil – 7 vezes
  • Paspalhão – 7 vezes
  • Tolo – 6 vezes

Para ver uma compilação de todas as 612 vezes que o Doutor Smith se refere ao Robô, xingando ou elogiando, durante toda a série, veja o vídeo abaixo.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.