Clique e assine por apenas 6,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Os gêneros de filmes mais alugados nas antigas locadoras de vídeo

Produções para a família eram as preferidas no fim de semana

Por Roosevelt Garcia - 10 ago 2018, 12h51

Bons tempos aqueles das locadoras de fitas de vídeo, onde a gente fazia amigos, virava cliente vip e ainda levava pra casa os maiores sucessos do cinema pra assistir no conforto do lar, com uma imagem e som perfeitos. Tá, tudo bem. Hoje sabemos que o som e a imagem não eram tão perfeitos e ainda tinham muito que melhorar, mas pelo menos o ambiente da locadora era realmente muito legal.

Às sextas-feiras, aquilo ficava apinhado de gente, afoita pra aproveitar a promoção de pegar cinco fitas e devolver só na segunda feira, pagando apenas uma diária. Os fins de semana em frente da TV estavam garantidos, sempre com os filmes da moda, e de vez em quando algum clássico que podia até ter passado já em algum canal de TV. Mas com a fita de vídeo, a gente tinha a oportunidade de ver o filme legendado, opção preferida dos mais puristas.

Clássico do terror das locadoras dos anos 80 – A Hora do Pesadelo Reprodução/Veja SP

 

Apesar de ter movimento a semana toda, era principalmente às sextas-feiras que as locadoras bombavam. Nos fins de semana, eram os filmes do momento que faziam mais sucesso. Era natural alugar títulos que a família toda pudesse ver, títulos que estavam em todas as conversas entre amigos. Nessa relação, estão os filmes de comédia e aventuras, aqueles que reuniam pais e crianças na sala, numa tarde domingo. Já casais preferiam filmes mais sérios, como romances e dramas, e não necessariamente dependiam do fim de semana para assisti-los. Se o barato da sexta-feira era pegar um monte de filmes, durante a semana um só já estava de bom tamanho, pra poder assistir num fim de noite. Pessoas que moravam sozinhas não estavam presas a nenhum tipo de tendência. Alugavam qualquer tipo de filme e preferencialmente durante a semana, porque a partir de sexta à noite, dificilmente ficavam em casa.

Um dos filmes mais alugados nos anos 80 – De Volta Para o Futuro Reprodução/Veja SP

 

Assim, agradando todo tipo de público, as locadoras acompanharam sua vida útil e seu charme gradativamente sumir, primeiro com a chegada da mídia digital, depois com o crescimento absurdo da internet, e por fim, das opções de streaming, sem dúvida muito mais práticas e com muito mais qualidade do que as velhas fitas de vídeo. Mas o sentimento mágico de se estar numa locadora não tem substituto.

Clássico da comédia nas locadoras: Férias Frustradas Reprodução/Veja SP

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade