Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Filme vai reconstituir o crime do Bar Bodega, ocorrido em 1996

O rumoroso caso movimentou a crônica policial paulistana

Por Mauricio Xavier [com reportagem de Sara Ferrari]
13 jul 2017, 18h27

A atriz Vera Fischer anunciou no mês passado que voltará a participar de um filme após quinze anos afastada do cinema. Ela viverá uma delegada em um longa sobre o famoso crime do Bar Bodega, ocorrido na capital nos anos 90. Outros nomes confirmados no elenco são Milhem Cortaz e André Ramiro, que brilharam há alguns anos em Tropa de Elite, e Paulo Miklos, ex-vocalista dos Titãs. A obra está em fase de pré-produção e contará com um orçamento de 5 milhões de reais.

O episódio ocorreu na madrugada de 10 de agosto de 1996, quando homens armados renderam manobristas e funcionários da casa, então localizada na Alameda dos Pamaris, em Moema, e anunciaram um assalto. Após tirarem dinheiro, cheques, joias e relógios dos clientes, os bandidos dispararam vários tiros, matando o dentista José Renato Pousada Tahan, de 25 anos, e a estudante Adriana Ciola, de 23.

Pressionada a desvendar o caso, a Polícia Civil apresentou nove moradores de uma favela próxima ao bairro como responsáveis pelo duplo assassinato — entre eles, alguns menores de idade. Alegando falta de provas e suspeita de confissão obtida sob tortura, o Ministério Público se manifestou contra as prisões. Em 11 de novembro, três meses depois do assalto, seis outras pessoas foram reconhecidas por testemunhas. Após julgamento, elas receberam penas que chegam a 48 anos de detenção.

O crime provocou indignação na opinião pública e deu origem ao movimento reage São Paulo, criado pelos familiares de Adriana com o apoio de instituições privadas e de personalidades.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.