Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Filme narra a trajetória de Éder Jofre, principal nome do boxe brasileiro

O pugilista é dono de dois títulos mundiais

Por Guilherme Queiroz
Atualizado em 12 out 2018, 06h00 - Publicado em 12 out 2018, 06h00

Em cartaz nos cinemas, o filme 10 Segundos para Vencer narra a trajetória de Éder Jofre, considerado o maior nome da história do boxe brasileiro. No papel principal, Daniel de Oliveira interpreta o pugilista, que cresceu no bairro do Peruche, na Zona Norte da capital. Seu pai, o argentino José Aristides Jofre, é representado por Osmar Prado.

Kid Jofre, como era conhecido, era treinador de boxe e ensinou os primeiros passos do esporte ao filho, que cresceu em meio aos ringues. Éder estreou na modalidade aos 7 anos, em 1943, quando participou de um torneio no Ginásio do Pacaembu. Nos anos seguintes, conquistou diversos campeonatos como amador, tornando-se profissional em 1957. Com 1,63 metro e 53 quilos, entrou na categoria peso- galo e ganhou o apelido de Galinho de Ouro. Seu primeiro grande título foi no Sul-americano de 1960, quando derrotou o argentino Ernesto Miranda na final. No mesmo ano, venceu o mexicano Eloy Sanchez, consagrando-se campeão mundial.

Em seu auge, chegou a ganhar 50 000 dólares por luta. Em 1966, após duas derrotas para o japonês Masahiko Harada, as únicas de sua carreira, afastou-se do esporte. Voltou à ativa em 1969 em uma nova categoria, a peso-pena. Participou de 25 lutas, permanecendo invicto e faturando novamente o título mundial, em 1973. Com a morte do pai e também treinador, em 1974, dois anos depois decidiu se aposentar de vez dos ringues. em 1992, Éder Jofre foi incluído no Hall da Fama do Boxe. Hoje, aos 82 anos, ainda mora na cidade de São Paulo.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.