Filme narra a trajetória de Éder Jofre, principal nome do boxe brasileiro

O pugilista é dono de dois títulos mundiais

Em cartaz nos cinemas, o filme 10 Segundos para Vencer narra a trajetória de Éder Jofre, considerado o maior nome da história do boxe brasileiro. No papel principal, Daniel de Oliveira interpreta o pugilista, que cresceu no bairro do Peruche, na Zona Norte da capital. Seu pai, o argentino José Aristides Jofre, é representado por Osmar Prado.

Kid Jofre, como era conhecido, era treinador de boxe e ensinou os primeiros passos do esporte ao filho, que cresceu em meio aos ringues. Éder estreou na modalidade aos 7 anos, em 1943, quando participou de um torneio no Ginásio do Pacaembu. Nos anos seguintes, conquistou diversos campeonatos como amador, tornando-se profissional em 1957. Com 1,63 metro e 53 quilos, entrou na categoria peso- galo e ganhou o apelido de Galinho de Ouro. Seu primeiro grande título foi no Sul-americano de 1960, quando derrotou o argentino Ernesto Miranda na final. No mesmo ano, venceu o mexicano Eloy Sanchez, consagrando-se campeão mundial.

Em seu auge, chegou a ganhar 50 000 dólares por luta. Em 1966, após duas derrotas para o japonês Masahiko Harada, as únicas de sua carreira, afastou-se do esporte. Voltou à ativa em 1969 em uma nova categoria, a peso-pena. Participou de 25 lutas, permanecendo invicto e faturando novamente o título mundial, em 1973. Com a morte do pai e também treinador, em 1974, dois anos depois decidiu se aposentar de vez dos ringues. em 1992, Éder Jofre foi incluído no Hall da Fama do Boxe. Hoje, aos 82 anos, ainda mora na cidade de São Paulo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s