Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Dez desenhos que estão fora das telas há mais de trinta anos

Mesmo com a reprise de muitas animações nos canais de TV a cabo, alguns desenhos continuaram fora das telonas depois da virada do século

Por Roosevelt Garcia
9 mar 2017, 09h55

Quando a TV a cabo surgiu no Brasil, nos anos 90, apareceram dezenas de canais diferentes dos que estávamos acostumados e, alguns deles, exibiram séries e desenhos que marcaram nossa infância, trazendo de volta aquele gostinho dos anos 60, 70 e 80.

Mas algumas produções daquela época acabaram não entrando na programação. Quem era criança nos anos 60 ou 70 assistiu desenhos que nunca mais foram reprisados e hoje moram apenas na lembrança.

Antes que você se esqueça deles por completo, selecionamentos alguns desenhos animados que não são mais exibidos nas TVs desde o início dos 80.

Monstros Camaradas

Drácula, Frankenstein e Lobisomem são as estrelas desse desenho dos anos 70 que passava no Globo Cor Especial. Quem assistiu, lembra principalmente do bordão do Drácula – “Eu nunca acerto essa janela” – e do Frankie, que vivia dizendo “eu não merecia isso”. A música de abertura é uma das coisas mais legais da história das animações.

Continua após a publicidade

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=xmelTlEzI34&w=560&h=315]

Os Cometas

()

Uma turma que participa de corridas de patins por todo o mundo, enfrentando outras equipes. Uma espécie de “Corrida Maluca sobre patins”, cada episódio mostrava uma prova em uma parte do planeta.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=rltdvneZ5S4&w=560&h=315]

Viagem ao Centro da Terra

Continua após a publicidade
()

Baseado no livro homônimo de Julio Verne, esse desenho contava a aventura do Professor Oliver Lindenbrook na busca pela pista que leva ao centro da Terra, deixada pelo explorador Arne Saknussen. Acompanhado de sua sobrinha Cindy, o garoto Alec, o guia Lars e a pata Gertrude, eles enfrentam muitos perigos em sua jornada, seguidos sempre pelo malvado conde Saknussen, descendente do explorador.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=PvVQrCe3eB0&w=560&h=315]

Super Dínamo

()

Um garoto ganha de um alienígena uma roupa que o transforma em super – mas engana-se quem pensa que estamos falando se um super-herói norte-americano. Super Dínamo é uma animação japonesa produzida nos anos 60 e exibida no Brasil na década seguinte.

Mesmo depois que as TVs ficaram coloridas, o desenho continuou em preto e branco, pois havia sido produzido assim. Somente nos anos 80 surgiu uma nova série no Japão, essa sim colorida, mas que nunca passou no Brasil. A abertura original nunca foi exibida por aqui. No lugar, passava uma edição com partes de um episódio, com a música do Viagem ao Centro da Terra, aquele ali, do item anterior! Essa é a abertura oficial do desenho no Brasil.

Continua após a publicidade

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=qaQLJw8YcGs&w=560&h=315]

Milton o Monstro

()

Um cientista maluco, o professor Weirdo, queria criar um monstro perfeito, capaz de cometer muitas maldades. Para que não fosse tão mau, resolveu colocar uma gota de ternura. Mas seu assistente derrubou o frasco todo, e o monstro, chamado de Milton, acabou sendo o ser mais bonzinho de todo o planeta.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=-I_i1G1u_V8&w=560&h=315]

Zoran, o Garoto do Espaço

Continua após a publicidade
()

Zoran é um garoto que vem à Terra ajudar a humanidade depois que seus pais morrem eu seu planeta natal. Ele tem supervelocidade e é sempre ajudado por um esquilo espacial de nome Chap.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=4_NqoxahyWU&w=560&h=315]

Super 6

()

Uma agência de super heróis, onde cada um é contratado dependendo do serviço que deve ser cumprido. Os seis protagonistas são O Homem Elevador, capaz de crescer e encolher à vontade; o Homem Granito, feito de pedra; o Super Scuba, para salvamentos aquáticos; o fortão Homem Magneto; o Capitão Zammo e o iniciante Super Bóing, que sempre pede uma oportunidade para trabalhar.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=ixbo3Eu3-5U&w=560&h=315]

Continua após a publicidade

Shadowboy

()

O herói tem esse nome porque é capaz de criar cópias de si mesmo, mas que não duram muito tempo. Ele ficou adormecido por anos e foi despertado para lutar contra as forças do mal que queriam dominar a Terra – dentre elas estava seu arqui-inimigo, Doutor Espectro.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=IaCUvX2Ktnk&w=560&h=315]

Super Presidente/O Sombra

()

O mundo já evoluiu a ponto de ter um presidente mundial. E o melhor de tudo, o presidente é um super herói! Super Presidente narra a história de James Nacross, que ganha poderes durante uma tempestade e passa a combater secretamente as forças do mal. Nas horas vagas, é presidente do mundo! Já O Sombra, que era exibido dentro do mesmo programa, mostra traz a história de Richard Vance, que dominou o poder da concentração a tal ponto de conseguir que sua sombra se separe de seu corpo e o ajude em missões de espionagem.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=GF5fxOlPvqY&w=560&h=315]

Sawamu, o Demolidor

()

Esse desenho marcou uma geração! O lutador de karatê Sawamu resolve aprender boxe tailandês, hoje conhecido como muay thai, e se torna uma lenda dos ringues. Na série, chamavam a luta de “chute-boxe”. O personagem é baseado no lutador da vida real Tadashi Sawamura, inclusive podemos vê-lo lutando no prólogo de cada episódio.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=_cppcuCU4tI&w=560&h=315]

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.