Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Memória Por Blog Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.

Dez acessórios automotivos das décadas passadas

"Tunar" os carros é uma prática antiga

Por Roosevelt Garcia 5 Maio 2017, 18h38

Carros tunados não são coisa recente, isso vem desde que os primeiros automóveis começaram a rodar. Customizar o carro para que ele fique com a nossa cara é uma prática comum, principalmente para os brasileiros, que adoram carros. Há trinta ou quarenta anos, os jovens já incrementavam seus bólidos com acessórios tecnológicos, muitas vezes de gosto duvidoso, para deixar seu carango o mais moderno e esportivo possível. Os mais velhos também procuravam deixar seus carros mais confortáveis, e com detalhes que os diferenciavam de um carro comum. Aqui estão alguns acessórios dessa época, fonte de orgulho para os felizes proprietários.
•    Bola de caranguejo no câmbio
Particularmente popular entre os proprietários de Fuscas e Brasílias, não se sabe ao certo de onde surgiu essa mania. O fato é que milhares de pessoas substituíram a bola do câmbio original desses carros por essa versão transparente com um siri ou caranguejo encrustrado nela. É a marca registrada de uma época!

Acervo/Divulgação

 

Continua após a publicidade

•    Volante minúsculo
Jovens dos anos 70 e 80 queriam deixar seu carro o mais esportivo possível, parecidos com carros de Fórmula 1, na época em que este esporte começou a ganhar boa repercussão entre nós graças a uma boa safra de pilotos. Um dos itens mais curiosos é o volante de Fusca de diâmetro reduzido. Deixava o carro particularmente difícil de manobrar, mas a rapaziada adorava.

Acervo/Divulgação

 

Continua após a publicidade

•    Encosto de bolinhas
Os mais velhos defendem esta capa para banco com bolinhas de madeira alegando que relaxa as costas e faz uma espécie de massagem enquanto se dirige. Pra quem não está acostumado, é um martírio sentar num negócio desses.

Acervo/Divulgação

 

Continua após a publicidade

•    Tapete de alumínio
Essa é para quem andou muito de metrô e depois conseguiu comprar seu carro, mas não queria abandonar velhos hábitos. O tapete de alumínio imitava o assoalho de transportes coletivos, como ônibus e metrô. Eles diziam que ficava esportivo, mas a verdade é que só sentiam falta de pisar nesse tipo de textura.

Acervo/Divulgação

 

Continua após a publicidade

•    Buzina musical
Nos anos 80 era muito comum passar um Opalão tocando La Cucaracha. Essas buzinas musicais foram um tremendo sucesso nessa época, graças à popularidade do chip que continha essas músicas e era vendido na Santa Ifigênia. Todo mundo queria músicas na sua buzina.

Acervo

 

Continua após a publicidade

•    Cortina para Kombi
O fino da decoração automobilística são essas cortinas para Kombi. Até hoje é possível encontrá-las em diversos modelos e cores, mas foi na época áurea das Kombis, nos anos 70, que esse acessório surgiu.

Acervo/Divulgação

 

Continua após a publicidade

•    Roda tala larga
Mais uma forma que os jovens dos anos 70 e 80 encontraram para deixar seus carros parecidos com os Fórmula 1: usar pneus mais largos do que os recomendados pelo fabricante, muitas vezes até ultrapassando o limite do para-lama. Pelo menos melhorava a aderência do carro.

Acervo/Divulgação

 

Continua após a publicidade

•    Mostradores e mais mostradores
Velocímetro e contagiros são para as pessoas comuns. Legal mesmo era ter um monte de mostradores no painel, alguns deles com funções que o dono do carro desconhecia, mas que ficavam bem legais quando ligados. Voltímetro, pressão do óleo, termômetro, tudo era monitorado (pelo menos teoricamente).

Acervo/Divulgação

 

Continua após a publicidade

•    Faróis de milha
A moda de instalar faróis de milha começou nos anos 70, para que os carros ficassem mais parecidos com os modelos de rali, ou seja, mais esportivos. Tinha gente que não se contentava com pouco e incluía até quatro jogos completos de faróis em seus carros.

noticiasautomotivas.com.br/Divulgação

 

Continua após a publicidade

•    Ímãs religiosos
Mensagens religiosas como essa da foto eram comuns em carros nas décadas passadas, principalmente os dos mais velhos. Dava a eles um motivo para tomar mais cuidado no trânsito. Alguns motoristas de hoje em dia poderiam ter esse item nos seus carros…

Mercado Livre/Divulgação

 

Continua após a publicidade
  •  

    Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
    Publicidade