Curiosidades sobre o aniversariante do dia: o Aeroporto de Congonhas

Símbolo da cidade, o terminal é um dos mais movimentados do mundo

O segundo mais movimentado aeroporto do país está completando 82 anos de idade neste dia 12 de abril. Foi nesta data em 1936 que a pista foi usada pela primeira vez em vôos experimentais, numa tentativa de desafogar o aeroporto urbano da cidade de São Paulo daquela época, o Campo de Marte, que vivia enfrentando problemas com enchentes.

A escolha do terreno para a construção do aeroporto foi criticada na época, porque era muito descampada e longe demais da cidade. Com o passar dos anos, a cidade foi crescendo em volta do aeroporto, e hoje ele é criticado justamente pelo motivo contrário: está localizado em uma área muito movimentada, tornando perigosa a sua operação.

Conheça algumas curiosidades sobre este símbolo da nossa cidade:

 

  • O nome Congonhas é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, primeiro governante da província de São Paulo, após a independência do Brasil em 1822. O terreno onde está o aeroporto foi comprado do bisneto do Visconde, e a região urbanizada foi chamada de Vila Congonhas.

    Vista aérea do aeroporto em 1936

    Vista aérea do aeroporto em 1936 (Infraero/Divulgação)

 

  • Dois anos antes da inauguração oficial, Congonhas operou em caráter provisório por quatro meses, devido a problemas no Campo de Marte.

 

  • Em 1951, Congonhas teve um movimento de mais de 1 milhão de passageiros, quase a metade da população da cidade de São Paulo naquela época.

 

  • Congonhas já foi o terceiro do mundo em volume de carga. Em 1957, ele perdia apenas para os aeroportos de Londres e de Paris. Isso levou o governo a começar a estudar a implantação de um novo aeroporto em São Paulo, e desse estudo surgiu o aeroporto de Viracopos, em Campinas.

 

  • O aeroporto de Congonhas teve o primeiro equipamento de radar utilizado pela aviação civil na América Latina. Ele foi inaugurado em 1962.

     (Infraero/Divulgação)

 

  • A ponte aérea Rio-São Paulo, a rota aérea mais movimentada do Brasil, foi inaugurada em 1959. As primeiras aeronaves a fazer a rota foram os Convair 340.

 

  • Na década de 70 começaram a chegar as primeiras reclamações pelo horário de funcionamento do aeroporto. Ele já estava cercado de bairros populosos, e não mais no meio do descampado, como antigamente. A solução foi definir um horário de funcionamento, das 6h às 23h, prática que dura até hoje.
  • Saguão do aeroporto na década de 70

    Saguão do aeroporto na década de 70 (Infraero/Divulgação)

 

  • Em 1985, com a inauguração do Aeroporto de Cumbica, Congonhas perdeu uma enorme parte do seu movimento. Lojistas do lugar até pensaram em transformar o aeroporto em um shopping center, ideia descartada pela Infraero.

 

  • O movimento voltou a crescer com a chegada de novas companhias que operavam vôos regionais, como TAM e RioSul, e também empresas de táxi aéreo. Em 1995, Congonhas registrou o maior movimento entre todos os aeroportos da América Latina.

    Vista do aeroporto nos dias atuais

    Vista do aeroporto nos dias atuais (Infraero/Divulgação)

 

  • Por muito tempo, o aeroporto de Congonhas teve o único café com funcionamento 24 horas da cidade. O restaurante Noar, inaugurado nos anos 50 (e ainda em operação) se tornou um ponto de encontro da elite paulistana, curiosos e turistas, pois suas instalações tinham uma vista privilegiada da pista do aeroporto. Revitalizado pelo arquiteto Naoki Otake, o restaurante mas preservou as características clássicas do projeto original.

    Restaurante Noar – presente no aeroporto desde os anos 50

    Restaurante Noar – presente no aeroporto desde os anos 50 (Restaurante Noar/Divulgação)

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s