Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Bingola Disney – a mania das crianças dos anos 70

Promoção é lembrada até hoje, mais de quarenta anos depois de sua primeira edição

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 Maio 2018, 10h54 - Publicado em 14 Maio 2018, 11h37

Foi em 1977 que a Coca-Cola lançou uma promoção junto à Editora Abril que se tornou um estrondoso sucesso. Todas as tampinhas dos refrigerantes Coca-Cola e Fanta daquela época vinham com personagens Disney impressos para colecionar, e a Abril encartava em seus gibis cartelas com esses mesmos personagens. Assim, tínhamos todos os ingredientes para um jogo de Bingo com os personagens Disney, e essa ação ganhou o nome de Bingola Disney.

Naqueles tempos ainda não existiam refrigerantes em lata no Brasil, somente em garrafas. As tampinhas que vinham com personagens impressos na parte interna eram as de Coca-Cola e Fanta Laranja, além de Fanta Limão e Fanta Guaraná, dois sabores de muito sucesso da Fanta que acabaram sendo abandonados depois, com o lançamento do Guaraná Taí e da Sprite. Recentemente, depois de mais de trinta anos, a Fanta Guaraná retornou ao mercado.

(Reprodução/Veja SP)

 

As cartelas com os personagens vinham como encarte nas revistas Tio Patinhas, Almanaque Disney, Mickey, Pato Donald, Zé Carioca e também nas edições especiais. Foram lançadas 32 cartelas distintas, e a coleção era formada por 72 tampinhas, cada uma com um personagem diferente. Nas escolas, todo mundo chegava mais cedo só pra ter tempo de trocar cartelas e tampinhas com os amigos!  No ano seguinte, em 1978, o sucesso da promoção continuava a todo vapor, e a Abril lançou um álbum para aquelas crianças que preferiam guardar suas tampinhas a usá-las como peças de jogo de bingo. Dessa forma, era mais fácil organizá-las e saber quais estavam faltando para completar a coleção. Era um verdadeiro álbum de figurinhas.

Continua após a publicidade
(Reprodução/Veja SP)

 

 

O sucesso do Bingola Disney criou uma espécie de continuação, que foi espertamente batizada de Bingolão Disney, mas que nada tinha a ver com bingo, apenas o nome pegou carona no sucesso da promoção anterior. Nesta nova coleção, os personagens vinham impressos no vedante plástico das tampinhas, tornando assim mais fácil (e muito mais leve) o armazenamento, além da vantagem de não oxidar, o que fatalmente acabava ocorrendo com a coleção anterior. As cartelas eram distribuídas em bares, e vinham com historinhas Disney com espaço para que o vedante correspondente fosse colado.  A coleção era formada por 96 vedantes diferentes.

Continua após a publicidade
(Reprodução/Veja SP)

 

Algumas crianças (e até alguns adultos) que colecionaram as tampinhas ou os vedantes conseguiram manter sua coleção com o tempo, e hoje têm em mãos um item raro. Quem não conseguiu guardar as coleções, ainda pode consegui-las em alguns sites especializados, como o Mercado Livre, onde uma coleção completa de tampinhas ou vedantes sai por até 1500 reais, e cada cartela chega a custar 50 reais.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.