Bingola Disney – a mania das crianças dos anos 70

Promoção é lembrada até hoje, mais de quarenta anos depois de sua primeira edição

Foi em 1977 que a Coca-Cola lançou uma promoção junto à Editora Abril que se tornou um estrondoso sucesso. Todas as tampinhas dos refrigerantes Coca-Cola e Fanta daquela época vinham com personagens Disney impressos para colecionar, e a Abril encartava em seus gibis cartelas com esses mesmos personagens. Assim, tínhamos todos os ingredientes para um jogo de Bingo com os personagens Disney, e essa ação ganhou o nome de Bingola Disney.

Naqueles tempos ainda não existiam refrigerantes em lata no Brasil, somente em garrafas. As tampinhas que vinham com personagens impressos na parte interna eram as de Coca-Cola e Fanta Laranja, além de Fanta Limão e Fanta Guaraná, dois sabores de muito sucesso da Fanta que acabaram sendo abandonados depois, com o lançamento do Guaraná Taí e da Sprite. Recentemente, depois de mais de trinta anos, a Fanta Guaraná retornou ao mercado.

 (Reprodução/Veja SP)

 

As cartelas com os personagens vinham como encarte nas revistas Tio Patinhas, Almanaque Disney, Mickey, Pato Donald, Zé Carioca e também nas edições especiais. Foram lançadas 32 cartelas distintas, e a coleção era formada por 72 tampinhas, cada uma com um personagem diferente. Nas escolas, todo mundo chegava mais cedo só pra ter tempo de trocar cartelas e tampinhas com os amigos!  No ano seguinte, em 1978, o sucesso da promoção continuava a todo vapor, e a Abril lançou um álbum para aquelas crianças que preferiam guardar suas tampinhas a usá-las como peças de jogo de bingo. Dessa forma, era mais fácil organizá-las e saber quais estavam faltando para completar a coleção. Era um verdadeiro álbum de figurinhas.

 (Reprodução/Veja SP)

 

 

O sucesso do Bingola Disney criou uma espécie de continuação, que foi espertamente batizada de Bingolão Disney, mas que nada tinha a ver com bingo, apenas o nome pegou carona no sucesso da promoção anterior. Nesta nova coleção, os personagens vinham impressos no vedante plástico das tampinhas, tornando assim mais fácil (e muito mais leve) o armazenamento, além da vantagem de não oxidar, o que fatalmente acabava ocorrendo com a coleção anterior. As cartelas eram distribuídas em bares, e vinham com historinhas Disney com espaço para que o vedante correspondente fosse colado.  A coleção era formada por 96 vedantes diferentes.

 (Reprodução/Veja SP)

 

Algumas crianças (e até alguns adultos) que colecionaram as tampinhas ou os vedantes conseguiram manter sua coleção com o tempo, e hoje têm em mãos um item raro. Quem não conseguiu guardar as coleções, ainda pode consegui-las em alguns sites especializados, como o Mercado Livre, onde uma coleção completa de tampinhas ou vedantes sai por até 1500 reais, e cada cartela chega a custar 50 reais.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s