Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Dez curiosidades sobre as balas Tic Tac

Elas são sucesso mundial há quase cinquenta anos

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h27 - Publicado em 6 mar 2018, 11h46

Dentre as guloseimas que marcaram a infância de muita gente, algumas mantêm-se firmes no mercado, inovando e criando sempre, e ainda conseguem continuar em evidência nos dias de hoje, num mercado altamente competitivo. Um bom exemplo são as balinhas Tic Tac, que estão no Brasil, acredite se quiser, há mais de vinte anos.

O produto é do grupo italiano Ferrero, aquele mesmo que faz o Kinder Ovo, a Nutella  e os irresistíveis bombons Ferrero Rocher. O grupo trouxe as balinhas para o Brasil em 1995, um ano depois de lançar por aqui os ovinhos de chocolate com minibrinquedos dentro, que virou mania entre crianças, adolescentes e até adultos.

O Tic Tac, no entanto, já era um sucesso enorme lá fora quando chegou por aqui. Seu formato e embalagem foram criados em 1969, ano em que o homem pisou na Lua, e por isso seu fabricante costuma parafrasear a célebre frase de Neil Armstrong ao pousar no satélite, e dizer que o Tic Tac é uma pequena bala para o homem, mas um grande passo para refrescar a humanidade.

Recentemente, após mais de três anos sem qualquer campanha publicitária, as balinhas voltam (literalmente) à boca do povo com uma promoção que associa o produto à música Tic Tic Tac, hit que embalou multidões nos anos 90, justamente a época que o Tic Tac chegou ao nosso país.

Veja abaixo dez curiosidades sobre o produto.

  • O nome original era “Mentas Refrescantes”, mas os consumidores logo o apelidaram de Tic Tac por conta do barulho que a caixinha fazia ao ser aberta e, depois, fechada. O fabricante percebeu e aproveitou a ideia.
  • O processo de fabricação das balas é muito complexo, e o produto leva mais de 24 horas pra ficar pronto. São centenas de camadas sobrepostas uma a uma para cada “pílula”.
  • Edições especiais são uma constante no produto. A de maior sucesso foi a edição Minions, que ganhou até prêmio nos Estados Unidos e na Alemanha como produto mais inovador. O Tic Tac tinha sabor de…. adivinhou: banana!
    Edição especial Minions (Reprodução/Veja SP)

     

  • Os sabores de maior sucesso nos mais de setenta países em que o Tic Tac é vendido é o original Menta e o refrescante Laranja.

    (Reprodução/Veja SP)

 

  • Tic Tac aparece sutilmente em diversos filmes de cinema, e, principalmente, séries de TV. Entre os maiores sucessos da telinha em que as famosas balinhas dão as caras podemos destacar Friends, Os Simpsons, Big Bang Theory e até Dr. House.

    Tic Tac faz uma participação especial em Os Simpsons (Reprodução/Veja SP)

 

  • Muita gente reutiliza a embalagem do Tic Tac para armazenar pequenos objetos ou condimentos. Seu formato ergométrico aliado à caixa transparente facilita a armazenagem e identificação do que está guardado lá.

    Embalagens de Tic Tac reutilizadas (Reprodução/Veja SP)

 

  • Houve uma edição especial limitada de Tic Tac para a Copa de 2014, chamado Hexa, com pílulas verdes e amarelas, nos sabores menta e limão.

    (Reprodução/Veja SP)

 

  • Outros sabores especiais limitados foram canela e pipoca, que ficaram pouquíssimo tempo disponíveis no mercado.

    (Reprodução/Veja SP)

 

  • Os sabores encontrados atualmente no Brasil são o tradicional menta, um mais forte chamado de “tormenta”, a dupla de morango azedo/doce, o tradicional laranja, um mix de frutas e um outro de cereja e maracujá.
  • No exterior é possível encontrar sabores ainda mais exóticos, como o de cereja-cola, limonada com pêssego, limão/laranja, uva, maçã verde e piña colada. Bem que alguns deles poderiam vir para o Brasil!

    (Reprodução/Veja SP)

 

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.