Imagem Blog

Vinho e Algo Mais Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Por Marcelo Copello
Especialista na bebida, Marcelo Copello foi colunista de Veja Rio. Sua longa trajetória como escritor do tema inclui publicações como a extinta Gazeta Mercantil e livros, entre eles "Vinho e Algo Mais" e "Os Sabores do Douro e do Minho", pelo qual concorreu ao prêmio Jabuti
Continua após publicidade

Vinhos naturais são formalmente reconhecidos na França

Depois de dez anos de negociações foi criada uma regulamentação para a categoria

Por Marcelo Copello
Atualizado em 20 jan 2022, 14h32 - Publicado em 31 mar 2020, 16h10

Finalmente. Acho que era o que faltava para os vinhos naturais serem levados a sério pelo mercado. Afinal, sem um critério para saber o que é “vinho natural”, fica difícil falar de uma categoria que formalmente não existia. Ao menos na França, agora, ela é reconhecida.

Depois de dez anos de trabalho conjunto do Ministério da Agricultura do país junto do Instituto das Apelações de Origem (INAO), do Instituto Antifraude francês e da recém-formada União dos Vinhos Naturais, foi criada uma lista de critérios e um protocolo dedicado à nova categoria.

A denominação agora regulada é Vin Méthode Nature, já que o termo “vinho natural” tem seu uso proibido na Europa (o que faz sentido, pois significaria dizer que os vinhos não certificados são artificiais).

Os critérios são:
–> Uvas colhidas a mão
–> Vinhedos certificados como orgânicos
–> Uso de leveduras, responsáveis pela fermentação, exclusivamente autóctones
–> Proibidos aditivos e técnicas consideradas violentas, como a osmose reversa (processo no qual uma máquina retira líquido do mosto, o suco de uva que será fermentado, ou retira álcool do vinho pronto)
–> Sulfitos (conservante) em um máximo 30 mg/l – há duas versões de selo que serão usados nas garrafas: com e sem sulfitos

Continua após a publicidade

O fato é muito positivo, um avanço para colocar a categoria no grande mercado. Os vinhos “de método natural”, devidamente certificados, têm muito a agregar e a ensinar.

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.