Imagem Blog

Vinho e Algo Mais Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Por Marcelo Copello
Especialista na bebida, Marcelo Copello foi colunista de Veja Rio. Sua longa trajetória como escritor do tema inclui publicações como a extinta Gazeta Mercantil e livros, entre eles "Vinho e Algo Mais" e "Os Sabores do Douro e do Minho", pelo qual concorreu ao prêmio Jabuti
Continua após publicidade

Semana dedicada ao jerez ocupa vários pontos da cidade

Evento, com apoio da Embaixada da Espanha, inclui degustações da bebida e, harmonização com menus

Por Marcelo Copello
Atualizado em 20 jan 2022, 14h25 - Publicado em 5 nov 2019, 21h55

Os especialistas adoram, mas o grande público pouco conhece. O Sherry, Xerez ou Jerez, vinho fortificado de Jerez de la Frontera, no sul da Espanha, é celebrado com uma série de eventos e promoções em São Paulo e no Rio de Janeiro até sábado (9). É a quarta edição da International Sherry Week, ou Semana Internacional do Jerez, promovida pelo El Consejo Regulador Jerez-Xérès-Xeres com o apoio da Embaixada da Espanha. Poderão ser provadas dezesseis rótulos da bebida.

Confira as promoções em restaurantes e bares:

Jiquitaia. Bar e restaurante, sob a orientação de Nina Bastos,​ tem uma carta especial de coquetéis com jerez, a 29 reais cada.

Cepa. O restaurante do chef Lucas Dante e da sommelière Gabrielli Flemming oferece um par de tapas para quem comprar uma taça de jerez Inocente, La Guita ou Romate Sanchez (de 29 reais a 39 reais). Um drinque, o sour cítrico preparado com a manzanilla Condessa, (28 reais) também faz parte da comemoração. Até sábado (9).

E​noteca Decanter. Oferece tapas e um cardápio completo, harmonizado pelo sommelier Tiago Locatelli, com os vinhos da El Maestro Sierra. As composições podem ser a tapa de presunto cru, mix de castanhas e nozes (14 reais) com  o fino (25,55 reais a taça); tapa de cogumelos, lascas de queijo curado, com creme balsâmico (16 reais) com oloroso dry 15 anos (30,89 reais); e a tapa de doce de leite (12 reais) com Pedro Ximenez (31,67 reais). Até sábado (9).

Continua após a publicidade

T​uju. Tem degustações harmonizadas com a bebida e coquetéis. O menu do mercado (400 reais) tem seis etapas, combinadas com a manzanilla La Guita , Rio Vejo Oloroso, Fernando de Castilla Cream. O menu da estação (700 reais) contempla treze tempos, na companhia do Fino Solera Lustau, Fino Inocente, Cream Fernando de Castilla e El Candado Valdespino PX. Os coquetéis são o red revolver que leva oloroso, eau de bosque com fino e lion tea com manzanilla. Até sábado (9).

Sede261. De quinta (7) a sábado (9), serão servidos todos os vários tipos de jerez em taça.

La Tambouille. Na sexta (8) e sábado (9), a sommelière ​Gabriele Frizon combina o Tio Pepe Fino (36 reais a taça) a filé-mignon de cordeiro grelhado com risoto trufado ao jerez (R$ 140,00). As sobremesas são harmonizadas com Solera 1847 Cream como o crepe de bem-casado com calda de chocolate caramelado (85 reais) e torta de chocolate com caramelo e amendoim com sorvete de bem-casado (83 reais).

Palestra com degustação:

Quarta (6). ABS (Associação Brasileira de Sommeliers). Arthur Azevedo, homologado pelo Consejo Regulador, comanda, às 20h, uma degustação na sede da associação, com Tio Pepe, La Guita, Pedro Ximenez Tradición 20 Años, Antique Palo Cortado, Amontillado Tradición, Oloroso Tradición.

Importadoras com descontos:

Belle Cave​: Na feira aberta ao público e programada para esta quarta (6), quem comprar o ingresso para o evento e inserir o código promocional JEREZ19 ganha 10% de desconto. Na feira toda a linha de jerez do produtor Sanchez Romate pode ser em degustação. Link para a copra de ingresso: www.eventbrite.com.br.

D​ecanter: toda a linha El Maestro Sierra com está 20% mais barato site www.decanter.com.br e na loja.

Continua após a publicidade

Zahil: os produtos do Grupo Estévez (La Guita, Real Tesoro, Valdespino e Inocente estão preços mais em conta tanto na loja e quanto no site www.zahil.com.br.

Endereços:

Associação Brasileira de Sommeliers (ABS ). Rua Gomes de Carvalho, 1327, Vila Olímpia.

Cepa. Rua Antônio Camardo, 895 (antigo 15), Tatuapé.

Continua após a publicidade

Enoteca Decanter. Rua Joaquim Floriano, 838, Itaim Bibi.

Jiquitaia. Rua Antônio Carlos, 268, Cerqueira César.

Kinoshita. Rua Jacques Felix, 405, Vila Nova Conceição.

La Tambouille. Avenida 9 de julho, 5925 C, Itaim Bibi.

Continua após a publicidade

Sede261. Rua Benjamin Egas, 261, Pinheiros.

Tuju.Rua Fradique Coutinho, 1248, Vila Madalena.

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.