Clique e assine por apenas 6,90/mês
Vinho e Algo Mais Por Por Marcelo Copello Especialista na bebida, Marcelo Copello foi colunista de Veja Rio. Sua longa trajetória como escritor do tema inclui publicações como a extinta Gazeta Mercantil e livros, entre eles "Vinho e Algo Mais" e "Os Sabores do Douro e do Minho", pelo qual concorreu ao prêmio Jabuti

Champanhes de pequena produção são atração de evento

A importadora Anima Vinum, especializada em Borgonha, traz cinco representantes da região de Champanhe para prova aberta ao público

Por Marcelo Copello - Atualizado em 27 Nov 2019, 15h23 - Publicado em 27 Nov 2019, 15h20

A região francesa de Champanhe (ou Champagne), onde se produzem as borbulhas de maior prestígio do planeta, é tradicionalmente dominada por grandes empresas, que fabricam dezenas de milhões de garrafas ao ano. Nos últimos anos, contudo, pequenos produtores artesanais estão revolucionando o mercado, puxados por nomes como Jacques Selosse, empresa relativamente jovem, cujas cultuadas garrafas já alcançam alto preço.

A primeira edição da Festa do Champagne, promovida pela Anima Vinum, importadora especializada em borgonha, tem como foco o nicho dos champagne de vigneron (ou champanhes de viticultor). Serão cinco produtores vindos da França especialmente para o evento, que acontece na quinta (28): Savart, Bérèche, Pierre Gerbais, J-M Sélèque e Chartogne-Taillet, todos com produção pequena, entre 30 e 60 mil garrafas ao ano.

Conversei com Alaor Lino, proprietário da Anima Vinum, e, segundo ele, “este grupo emergente de champanhes de autor valoriza mais a terra, o  terroir de origem e trabalha mais cada vinho base, com mais cuidado e liberdade. A mentalidade é a mesma dos pequenos produtores da Borgonha”.

Ao pagar os 450 reais do ingresso, o público receberá uma taça, um livreto informativo e uma cartela destacável, que dará direito a provar uma dose  de cada um dos nove champanhes disponíveis no evento, que ocorre na loja da importadora.

Continua após a publicidade

Música ao vivo e uma mesa de frios, queijos e antepastos completam o evento, cujo ponto alto é poder conversar com os cinco produtores. As garrafas estarão à venda e custam entre 395 e 898 reais.

1ª Festa do Champagne – Anima Vinum
Rua Normandia, 26, Moema, tel. 11 2774-3767
Quinta (28), das 16h às 22h
Ingresso: 450 reais (dá direito a nove doses, uma de cada champanhe disponível, além dos petiscos, frios e antepastos). Vendas antecipadas por telefone ou email contato@animavinum.com.br

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram.

 

Publicidade