Imagem Blog

Vinho e Algo Mais Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Por Marcelo Copello
Especialista na bebida, Marcelo Copello foi colunista de Veja Rio. Sua longa trajetória como escritor do tema inclui publicações como a extinta Gazeta Mercantil e livros, entre eles "Vinho e Algo Mais" e "Os Sabores do Douro e do Minho", pelo qual concorreu ao prêmio Jabuti
Continua após publicidade

Coronavírus transforma o mercado de vinhos

Fiz uma pesquisa para tirar um retrato da bebida na pandemia

Por Marcelo Copello
Atualizado em 20 jan 2022, 14h09 - Publicado em 15 Maio 2020, 06h00

O mercado do vinho no país vinha crescendo em volume ininterruptamente fazia mais de vinte anos. Com a pandemia do coronavírus e a paralisação de muitos negócios, está começando a vivenciar uma crise sem precedentes.

Mas existe a esperança de que, mesmo assim, o consumo da bebida se mantenha, como ocorreu em 2014, ano em que o PIB decresceu apenas 0,1% e, mesmo assim, o volume aumentou.

Fiz uma pesquisa para tirar um retrato do mercado brasileiro neste momento. Foi um questionário respondido por 1 000 pessoas, realizado entre os dias 18 e 22 de abril, com os seguidores de minhas redes sociais. A pesquisa também foi divulgada no WhatsApp.

O perfil dos participantes é de gente já envolvida com vinho, em sua maioria entre 25 e 55 anos de idade, com ligeira maioria do sexo masculino. Esse levantamento foi complementado com entrevistas com players do trade. Veja algumas conclusões.

Aumento no consumo
Nas respostas, 63% declararam a tendência. o dado confere com as importações, que tiveram no primeiro trimestre deste ano crescimento de 15,4% em relação ao mesmo período de 2019, ainda que com o dólar alto.

Continua após a publicidade

Do que gosta o público
A pandemia parece não ter mudado o gosto do brasileiro. Manteve-­se a preferência por tintos, vinhos do Chile e cabernet sauvignon.

Esvaziando a adega
Na pergunta sobre compra, a maioria respondeu que tem adquirido mais (57%), mas esse porcentual está abaixo dos que declararam beber mais (67%). A explicação é que os consumidores estão diminuindo seus estoques caseiros.

Canal de compra
A liderança, como antes da Covid-­19, continua sendo das grandes redes varejistas, que, embora não revelem números, reportam ter crescimento de dois dígitos no período. A pesquisa mostra ainda um grande crescimento do e-­commerce, que normalmente responderia por 10% a 15% das vendas, e no levantamento chegou a 35%. O dado confere com números das principais lojas virtuais brasileiras de vinho. Outro canal emergente é o WhatsApp.

Paralisação dos serviços
O consumo no setor de hotéis, restaurantes e bares foi muito afetado. Esse canal que normalmente responde por cerca de 10% de todo o vinho tomado no país está totalmente parado no momento.

Continua após a publicidade

Sobre o futuro próximo, a maioria disse que pretende manter o atual nível de consumo. Contudo, é precipitado tirar conclusões sobre isso, já que a primeira fase de quarentena tem a possibilidade levar a uma euforia, que pode depois se retrair.

O mercado é resiliente em crises e, provavelmente, tende a não sofrer retração em volume. As mudanças, contudo, são profundas e grandes oportunidades podem surgir.

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.