Oito livros para baixar de graça

Clássico que é clássico nunca sai de moda. E o melhor: quando se trata de literatura, após setenta anos da morte de um autor, todos os direitos de sua obra são livres ao público no Brasil. Sim, isso significa que dá para baixar livros incríveis, e de graça, para curtir nas próximas férias. + Edição do […]

machado de assis

Machado de Assis: acervo literário completo do autor disponível em domínio público (Foto: Marc Ferrez, 1890)

Clássico que é clássico nunca sai de moda. E o melhor: quando se trata de literatura, após setenta anos da morte de um autor, todos os direitos de sua obra são livres ao público no Brasil.

Sim, isso significa que dá para baixar livros incríveis, e de graça, para curtir nas próximas férias.

+ Edição do Desconto: ganhe 50% de desconto para assistir a peça ‘A Mandrágora’

Com a liberação, diversas editoras lançam novas versões das obras. É o caso do francês O Pequeno Príncipe, em domínio público desde janeiro deste ano.

Com o lançamento do filme também este ano, as vendas alavancaram. Nos outros países, o tempo de liberação de direitos de uma obra pode depender de diversos fatores, como seu ano de publicação.

Para curtir obras sem precisar sair de casa e gastar, selecionamos 8 livros para baixar em domínio público:

1- Hamlet, de William Shakespeare

A tragédia shakesperiana que acontece na Dinamarca é causada por uma briga entre irmãos. A morte misteriosa do pai do protagonista, Hamlet, faz com que seja formada uma ~treta~ entre a família quando ele passa a desconfiar de todos e querer se vingar.

2- A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, de Júlio Verne

Título que consagrou o autor e foi adaptado para as telas, trata da história de um homem de meia-idade desafiado pelos amigos a dar uma volta no globo terrestre em oitenta dias #challengeaccepted. Na viagem, Phileas Fogg conhece sua ~metade da laranja~, faz grandes amigos e traz você, leitor, para um mergulho na cultura de cada país em que ele passa.

3- A Divina Comédia, de Dante Alighieri

O livro, que é dividido entre três espaços (inferno, purgatório e paraíso) leva o personagem Dante para uma “passagem reflexiva” de sua vida. A ideia é que ele passasse aos demais humanos seu aprendizado durante a jornada que é um mistério para quem está na terra.

4- Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift

Quase como depender do transporte público em dia de chuva. Assim são as missões da longa viagem do personagem Gulliver, que tem que se adaptar à cultura local dos lugares em que visita numa aventura que se propôs a fazer para conhecer lugares, compartilhando com desconhecidos suas visões sobre a terra da rainha, a Inglaterra.

5- Poemas de Fernando Pessoa, de Fernando Pessoa

Toda a sofrência digna de Pablo em um compilado de poemas que falam de sentimentos diversos, como desilusões amorosas, reflexões sobre a vida e relatos de viagens.

6- A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo

Primeiro romance que tem as terras brasileiras como cenário, A Moreninha é um clássico que foge da monotonia dos livros cobrados nos vestibulares: o romance reúne as estripulias de adolescentes em uma ilha do Brasil colonial.

7- Brás, Bexiga e Barra Funda, de Alcântara Machado

Olha a ZL representada! Agora você reconhece quem é que dá nome à avenida na região leste? Pois é, o moço famoso reúne contos dos três bairros paulistanos com influência italiana (ai ai ai as cantinas do Bixiga...) pela visão dos imigrantes que aqui chegaram pra tornar a cidade tão diversa como é hoje.

8- Obra completa de Machado de Assis

O famoso barbudo de óculos reina no Domínio Público: é o autor com mais obras disponibilizadas. Só crônicas, escreveu mais de 600. Não é à toa que tem uma página exclusivamente pra ele no acervo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s