Imagem Blog

Listamania Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Um blog com listas, cultura pop e humor Tags: listas, rankings, música, cinema, top
Continua após publicidade

Mafalda completa 50 anos; relembre outros personagens que marcaram época

Expoente das tirinhas dos anos 60, Mafalda completa cinco décadas nesta segunda (29). A personagem apareceu pela primeira vez em 1964, nas páginas da edição semanal “Primera Plana”, de Buenos Aires. + Saiba mais sobre a mostra “O Mundo Segundo Mafada” + Magali completou 50 anos; veja um roteiro guloso em São Paulo Seu criador, […]

Por Sophia Braun
Atualizado em 26 fev 2017, 20h49 - Publicado em 29 set 2014, 18h37
(Imagem: reprodução)

Mafalda: cinquenta anos nesta segunda (29) (Imagens: reprodução)

Expoente das tirinhas dos anos 60, Mafalda completa cinco décadas nesta segunda (29). A personagem apareceu pela primeira vez em 1964, nas páginas da edição semanal “Primera Plana”, de Buenos Aires.

+ Saiba mais sobre a mostra “O Mundo Segundo Mafada”

+ Magali completou 50 anos; veja um roteiro guloso em São Paulo

Continua após a publicidade

Seu criador, Joaquín Lavado, mais conhecido como Quino, usou a figura da menina de 6 anos como forma de expressão nos tempos da ditadura argentina. Descrita como “contestatária”, Mafalda não aceitava o mundo tal qual ele era e estabeleceu diálogo direto com público adulto.

Embora tenha “vivido” apenas até 1973, quando Quino parou de publicar as historietas da personagem, Mafalda marcou época e repercutiu mundo afora. Para celebrar os cinquenta anos dessa rebelde cheia de causas, a Praça das Artes, em São Paulo, receberá em dezembro a mostra “O Mundo Segundo Mafalda”.

A nostalgia está no ar? Então relembre outras tirinhas e quadrinhos emblemáticos:

Continua após a publicidade

 

1) Peanuts

ddd

Snoopy e Charlie Brown: entre os personagens mais famosos dos quadrinhos

Uma das tirinhas mais lidas no mundo, foi criada em 1950 pelo norte-americano Charles M. Schulz. Seus personagens são famosos até hoje. Quem não conhece o garotinho Charlie Brown e seu astuto cachorro, o beagle Snoopy?

Continua após a publicidade

2) Turma da Mônica

dfs

Mônica e sua turma: “dentuça, baixinha e gorducha” foi criada em 1963

As aventuras de Mônica, que marcaram a infância de diversas gerações nas páginas de gibis, começou como uma tirinha em 1963. Isso significa que seu criador, Maurício de Sousa, comemorou a quinquagésima primavera da “dentuça, baixinha e gorducha”, como diria Cebolinha, no ano passado. Houve até uma exposição no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) com objetos, desenhos animados e instalações. Em 2014, foi a vez da comilona Magali chegar à casa dos cinquenta.

3) Calvin & Haroldo

Calvin e Haroldo: aventuras de uma garoto e um tigre

Calvin e Haroldo: aventuras de uma garoto e um tigre

Continua após a publicidade

Um pouco mais jovem, a dupla formada pelo aventureiro Calvin e seu tigre Haroldo foi criada em 1985 pelo cartunista Bill Watterson. A saga terminou em 1995, depois de pleo menos 3 500 publicações.

4) Garfield

sd

Garfield: gato mais comilão e preguiçoso dos quadrinhos

Ele gosta de lasanha e domina a arte da procrastinação como ninguém. Guloso, preguiçoso e viciado em televisão, o gato laranja com listras pretas nasceu pelas mãos do cartunista americano Jim Davis. Em 1978, ano de sua estreia, Garfield estampava as páginas de 41 jornais dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

5) As Aventuras de Tintin

Tintin: cena da animação de 2011

Tintin: cena da animação de 2011

Oitentão, Tintin surgiu dos traços do artista belga autointitulado Hergé, em 1929. Prova de que as aventuras do jovem repórter investigativo continuam intrigantes, em 2011 ganhou uma animação dirigida por Steven Spielberg.

6) Asterix & Obelix

Asterix e Obelix: dupla de gauleses luta contra os romanos

Asterix e Obelix: clássico das histórias em quadrinhos

Numa mistura de entretenimento e história, os quadrinhos criados pelos franceses René Goscinny e Albert Uderzo, em 1969, falavam sobre a luta dos gauleses contra o Império Romano. Em 2009, quando o mundo celebrou os 50 anos dos personagens, foi publicada uma edição especial chamada “Livre d’Or” ou “Aniversário de Asterix e Obelix – Livro de Ouro”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.