Imagem Blog

Listamania Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Um blog com listas, cultura pop e humor Tags: listas, rankings, música, cinema, top
Continua após publicidade

15 lembranças de 1997, ano em que o Brasil encarou o CPMF pela primeira vez

A presidente Dilma Rousseff deve encaminhar aos parlamentares, nesta segunda-feira (21), a proposta de recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o famigerado “imposto do cheque”. A medida faz parte de um pacote fiscal para tentar equilibrar as contas públicas e cumprir a meta fiscal de 2016.  Se aprovada, deverá durar por quatro anos. O […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 14h42 - Publicado em 21 set 2015, 14h48

dilma

A presidente Dilma Rousseff deve encaminhar aos parlamentares, nesta segunda-feira (21), a proposta de recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o famigerado “imposto do cheque”.

A medida faz parte de um pacote fiscal para tentar equilibrar as contas públicas e cumprir a meta fiscal de 2016.  Se aprovada, deverá durar por quatro anos. O governo prevê arrecadação de 32 bilhões de reais com o novo imposto. O montante deverá ser transferido para o pagamento de aposentadorias.

A sigla é antiga conhecida dos brasileiros. Foi usada também em 1997 e perdurou por quase dez anos. A CPMF é um imposto cobrado sobre algumas transações bancárias que, de acordo com o governo, será de 0,2%. Funciona assim: Sacou dinheiro? Pague o CPMF. Passou cheque? Pague o CPMF.

money

VEJA SÃO PAULO revirou os livros de história, acervo de revistas e memórias dos editores balzaquianos para relembrar como era o mundo em 1997. Foi neste ano que o conjunto de axé É o Tchan lançou o álbum É o Tchan no Brasil e fez todo mundo comprar bambolês para os filhos e repetir incansavelmente versos como “Vem na pegada do bambo, do bambo, bambo, do bambo do bambolê…”. Também foi o ano em que os aparelhos de DVD começaram a circular nas lojas, revolucionando o mercado e livrando- nos da multa por não ter rebobinado a fita na locadora de vídeo. Confira os outros achados:

Continua após a publicidade

tchan

+ 31 coisas que só quem é de Santana vai entender

1 – Os dálmatas eram os cachorros da moda: Os cachorros viraram o sonho de consumo de todas as crianças após o lançamento do filme “101 Dálmatas”, em novembro de 1996. Viraram o presente de Natal perfeito. No ano seguinte, em São Paulo, circulavam pela cidade aos montes. Era uma febre mundial e, como toda tendência, esfriada por um banho de água fria. Nos Estados Unidos, muitos donos de animais se arrependeram e abandonaram os animais em diversos abrigos pelo país.

101 dalmatas

+ 14 fotos de família (muito) constrangedoras

2 – Ricardo Macchi era Genésio Labate, o jardineiro galã na novela da Rede Globo Por Amor. Usava macacão jeans, andava sem camisa, enquanto dava um trato no jardim da Vila Santa Rita de Cássia.

ricardo macchi

Continua após a publicidade

 3 – Se hoje, basta um clique para marcar um encontro com alguém no Tinder, em 1997, em São Paulo, havia o Disk Namoro. Ligando para 900-0940 e pagando 7,90 reais por minuto (!), você poderia arrumar um date. Ou ouvir histórias de terror. Sim, como não? Mas aí, o cliente deveria ligar para o 900-0078 e pagar 1,90 reais pelo minuto.

tinder

+ Seis pets com mais seguidores no Instagram do que você

4 – Chegaram os Teletubbies. Foi nesse ano que o canal britânico BBC começou a produção da série. Quem não se lembra do sol com cara de um bebê? E dos bonecos Tinky Winky, Dipsy, Laa-Laa e Poo anunciando “a hora do creme gostoso” e se esbaldando com uma papinha cor de rosa?

teletubbies

5 – No mesmo ano, os canais SBT e Nickelodeon começaram a transmitir o desenho Bananas de Pijamas.

Continua após a publicidade

bananas de pijama

6 – O jogo de RPG Final Fantasy VII, um dos marcos da indústria de games, era lançado do Japão e nos Estados Unidos.

final fantasy

7 – As “vans”, as famosas lotações, se firmavam como opção de transporte público na cidade.

lotação

Continua após a publicidade

8 – Foi o (primeiro) fim da novela Rei do gado. O folhetim foi reprisado neste ano em Vale a Pena Ver de Novo. 

rei do gado

9 – O livro Harry Potter e a Pedra Filosofal acabava de ser lançado na Inglaterra. O começo de uma era…

harry potter

10 – O Domingão do Faustão, programa da família brasileira, levava ao ar o polêmico sushi erótico. Marcio Garcia, Mateus Rocha e Oscar Magrini demonstravam, bizarramente, como degustar comida japonesa servida em corpos femininos nus.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=85cAp_kl-_s?feature=oembed&w=500&h=375%5D

Continua após a publicidade

11 –  A novela Chiquititas Brasil estreava no SBT. Foi a primeira temporada da novela sobre as meninas que viviam em um orfanato.

chiquititas

12 – Foi o ano em que a Parmalat lançou o segundo anúncio de mamíferos. Aquele com crianças fantasiadas de bichinhos carregando caixinhas de leite. Fofo, não?

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Lc9jr5TZ_UE?feature=oembed&w=500&h=375%5D

13 – Os meninos do Hanson lançavam o álbum Middle of Nowhere com o hit MMMBop (Mmmbop, ba duba dop/ Ba du bop, ba duba dop / Ba du bop, ba duba dop)

hanson

14 – O cenário praiano inesquecível do programa Fantasia era sucesso nas tardes daquele ano.

fantasia

15 – Os celulares eram assim

celular

+ 21 situações que só quem é de Alphaville vai entender

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.