Imagem Blog

Mario Vázquez Amaya - SP em Foco Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Imagens da cidade de São Paulo pelo fotógrafo Mário Vázquez Amaya.
Continua após publicidade

Poupar, semear, prosperar

Esse é o mote da estátua na porta do edifício do antigo Banco das Nações na altura da Rua Sete de Abril em que começa a Rua Conselheiro Crispiniano. O banco, fundado em 1954, fazia parte do atual Grupo Nações, uma família de empresas diversificadas. O banco não existe mais; outros negócios se instalaram no endereço, […]

Por Mario Vázquez Amaya
Atualizado em 26 fev 2017, 18h20 - Publicado em 17 mar 2015, 19h47

_MG_8724av-close Esse é o mote da estátua na porta do edifício do antigo Banco das Nações na altura da Rua Sete de Abril em que começa a Rua Conselheiro Crispiniano. O banco, fundado em 1954, fazia parte do atual Grupo Nações, uma família de empresas diversificadas. O banco não existe mais; outros negócios se instalaram no endereço, mas a fachada permaneceu sem alterações.

_MG_8724avEsse homem plasmado em bronze sólido trazia a promessa de riqueza a qualquer um que se esforçar o suficiente – uma materialização alegórica do sonho do sucesso capitalista do século 20. Foi testemunha de minhas inúmeras idas à galeria vizinha, ao longo de duas décadas, para conferir as vitrines das lojas de equipamentos fotográficos. Sempre tive a impressão de que, por costume, ninguém mais se dava conta de sua presença incongruente naquela esquina.

_MG_5266v Mas numa de minhas visitas tive esta surpresa desagradável: “Mr. Poupança” não existe mais. Restou apenas seu fantasma, a silhueta estampada no mármore.

+ Estátua de bronze é furtada de entrada de prédio na região central

Panorama 9502-9503-600-v Terá sido derretido como o foram os caranguejos da Fonte Monumental na Praça Júlio Mesquita? O que existe hoje na fonte restaurada são réplicas de plástico, cercadas por uma hostil barreira de vidro e vigiadas permanentemente por uma viatura da Guarda Civil.

20150407_122917

Atualizando o tópico: a Associação Preserva SP colocou junto ao ex-monumento uma oferta pecuniária (recompensa de R$ 2 mil) para quem der pistas do sumiço da estátua, que está sendo investigado criminalmente. Ligue para o telefone (11) 3105-3053 ou informe o 3º Distrito Policial, na rua Aurora.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.