Imagem Blog

Fit Family Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

O risco das dietas restritivas para perda de peso

Tenho quase certeza que todo mundo já testou uma dieta milagrosa para tentar enxugar alguns quilinhos em pouco tempo, certo? Pois saiba que dietas radicais e restritivas para a perda rápida de peso não levam a lugar algum, a não ser ao efeito rebote! Cuidado com essas dietas malucas da moda que prometem maravilhas em […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 17h02 - Publicado em 17 abr 2015, 17h35

Bamboo plate and utensils

Tenho quase certeza que todo mundo já testou uma dieta milagrosa para tentar enxugar alguns quilinhos em pouco tempo, certo? Pois saiba que dietas radicais e restritivas para a perda rápida de peso não levam a lugar algum, a não ser ao efeito rebote! Cuidado com essas dietas malucas da moda que prometem maravilhas em pouco tempo… Aliás, complementando: desconfie de “dietas” que possuem nome próprio!

+ Dietas pobres em carboidratos podem causar depressão

A origem da palavra “dieta” vem do Grego “diaita” e tem como significado “estilo de vida” e jamais limitações alimentares. Não existe emagrecimento saudável e sustentável da noite para o dia. A pessoa pode até emagrecer, traduzindo, ver o ponteiro da balança baixar,  a curto prazo, mas com certeza o efeito não durará muito tempo, além de trazer consequências nada interessantes.

Continua após a publicidade

+ Celebridades ficam finas com a dieta do pirulito

Quando adotamos uma alimentação muito restrita, logo nosso corpo percebe que não está recebendo a quantidade adequada de energia e nutrientes para garantir as suas funções vitais. Isso faz com que ele diminua o gasto calórico para se proteger e poder manter o desempenho das funções mais importantes, como respiração, batimentos cardíacos e raciocínio. Ou seja, ele deixa de gastar energia, exatamente o oposto do que queremos quando a intenção é emagrecer.

Unhealthy snacks floating around head of woman sitting in front of empty plate

Continua após a publicidade

Na restrição calórica severa, não haverá um emagrecimento real, pois emagrecer significa diminuir o percentual de gordura, ou seja, usar a gordura acumulada como fonte de energia complementar, certo? Não é bem assim! Em condição de grande carência energética o corpo usa uma fonte de energia mais rápida, que são as proteínas dos nossos músculos. Sendo assim, além de não perder gordura, ainda há uma perda de massa magra, o que diminui ainda mais o metabolismo.

+ Rapaz perde 120 quilos e posta vídeo emocionante sobre suas inseguranças

Além disso, quando não fornecemos nutrientes suficientes para nosso corpo outros efeitos colaterais aparecem, como enfraquecimento das unhas, cabelos opacos e quebradiços, flacidez e cansaço além de ser mais um fator agravante para a queda do metabolismo, afinal, como que o corpo irá trabalhar sem “matéria-prima” para executar suas tarefas?

Continua após a publicidade

Para tornar esse processo mais prazeroso e eficaz, é necessário equilíbrio! Não tem segredo, é preciso ter uma alimentação saudável, variada, equilibrada, seguir a regrinha eficiente de mais regras e menos exceções e incluir atividades físicas no seu dia a dia. Tudo com muito prazer e sabedoria! Tem que ser #lifestyle porque #sersaudaveleumadelica !

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.