Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

Baseado em fatos, O Mauritano evidencia os efeitos do combate ao terrorismo

Comovente história narra a batalha de Mohamedou Ould Slahi pela liberdade; homem foi torturado por anos e acusado de participar dos ataques às Torres Gêmeas

Por Barbara Demerov
17 set 2021, 06h00

O Mauritano, indicado ao prêmio Bafta (Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão), entrou no Telecine no sábado (11). A data não poderia ser mais apropriada, uma vez que a história, baseada em fatos, narra a incessante batalha de Mohamedou Ould Slahi (interpretado por Tahar Rahim).

O homem, nativo da Mauritânia, foi levado para um campo de detenção em Cuba em 2002 e lá permaneceu até 2016. Os EUA o torturaram com a convicção de que ele estaria envolvido nos ataques às Torres Gêmeas, em Nova York, mas Slahi nunca foi acusado por nenhum crime.

O filme, dirigido por Kevin Macdonald, traz Jodie Foster no papel da advogada Nancy Hollander, que aceita o fardo de defender Slahi em meio aos desafios enfrentados ao longo de catorze anos. Nancy entende que a lei suprema deve ser seguida e, apesar de o homem ser visto como um inimigo de seu país, nunca abandonou o caso.

O Mauritano possui uma estrutura convencional, mas a força da trama se encontra nos recortes reais que escolhe abordar. Ao se aprofundar na rotina desesperadora e sem escapatória de Slahi, a narrativa extrai uma ótima atuação de Rahim. A figura que interpreta fez questão de reclamar sua inocência aos seus opressores — ao mesmo tempo que nunca demonstrou sede de vingança. Um relato de horror sobre os efeitos colaterais que a tentativa promovida pelos EUA de combate ao terrorismo criou.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 22 de setembro de 2021, edição nº 2756

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.