Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

O Homem que Vendeu Sua Pele aborda os limites da arte

Filme representou a Tunísia no Oscar 2021 e conta história de imigrante que, ao fugir da guerra, aceita ter suas costas tatuadas por um artista

Por Barbara Demerov
8 out 2021, 06h00

✪✪✪ O Homem que Vendeu Sua Pele, em cartaz nos cinemas, foi indicado ao Oscar 2021 de melhor filme internacional. O reconhecimento na categoria foi merecido, visto que a temática da produção envolve a crise dos refugiados e o mercado da arte — assuntos que se conectam de forma curiosa.

O protagonista, Sam Ali (Yahya Mahayni), é um jovem sírio que aceita ter suas costas tatuadas por um artista cultuado para ganhar um passaporte para a Europa. Como seu maior desejo é fugir da guerra e estar com sua amada, Abeer (Dea Liane), Sam não liga para os comentários de sua comunidade e, inicialmente, não se importa em ser uma peça de arte humana. Ele posa de costas para o público no museu, exibindo a valiosa obra marcada na própria pele como se não existisse uma pessoa ali.

Mas, no decorrer da narrativa, o conflito central — a discussão sobre a posse de um homem em prol da arte — toma forma e entra em uma onda crescente de reflexão. A atriz italiana Monica Bellucci, que interpreta uma negociante artística, possui uma participação essencial para o espectador compreender a dimensão do tema. Ela explora seu “objeto” e não esconde isso em nenhum momento da trama.

O Homem que Vendeu Sua Pele traz o questionamento do aproveitamento de um ser humano a partir do momento em que ele é rotulado como produto, em um cenário real, no qual o protagonista não quer ser mais uma vítima de uma guerra. Mas, quando Sam entende que se tornou propriedade da Europa, as consequências dessa escolha são maiores que os benefícios.

+ Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 13 de outubro de 2021, edição nº 2759

https://youtu.be/a3AvpUfaeRE

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.