Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Barbara Demerov Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Gavião-Arqueiro: nova série da Marvel tem clima natalino e de passagem de manto

Com Jeremy Renner e Hailee Steinfeld, os dois primeiros episódios da série já estão disponíveis no Disney+

Por Barbara Demerov Atualizado em 25 nov 2021, 15h43 - Publicado em 25 nov 2021, 15h25

Gavião-Arqueiro, nova série do Disney+ dentro do Universo Cinematográfico Marvel, está disponível no catálogo com seus dois episódios iniciais. A história acompanha o ex-vingador Clint Barton (Jeremy Renner, integrante do elenco da Marvel há mais de uma década) e uma missão aparentemente simples: voltar para sua família a tempo de celebrar a magia do Natal.

Contando com a ajuda de Kate Bishop (Hailee Steinfeld), uma corajosa arqueira de 22 anos que se inspira em seu trabalho para ser uma super-heroína, os dois começam a trabalhar juntos quando uma figura do passado de Barton ameaça perturbar não só o espírito de festas como também toda a cidade de Nova York.

Os primeiros capítulos da caprichada produção são divertidos e instigantes, ao mesmo tempo que completamente “pé no chão” no sentido de apresentar heróis e vilões humanizados. Isso certamente é muito bem-vindo — especialmente após o lançamento de diversas séries do streaming que se baseiam no poder dos quadrinhos, como Loki e WandaVision.

Ao contrário de Thor, Capitão América e Hulk, a ausência de poderes sempre fez com que Barton se sentisse um pouco de fora no time, e o fato de a sociedade dar atenção a heróis mais conhecidos também parece incomodar o Gavião.

Com a perda dramática da amiga Natasha Romanoff (a Viúva Negra, que faleceu em Vingadores: Ultimato), o personagem-título ainda não sabe lidar com o peso dos eventos que ocorreram diante da chegada de Thanos, mas entende que precisa seguir em frente pela esposa, Laura, e os filhos, Cooper, Lila e Nathaniel. É nesse lugar sentimental em que Barton se encontra.

Quando a adorável Kate cruza seu caminho, ele se transforma em uma espécie de mentor — e a dinâmica construída a partir daí é satisfatória. O humor afiado de ambos os personagens, até então completos estranhos, funciona desde o princípio. Hailee Steinfeld, conhecida pelos filmes Bravura Indômita e Bumblebee, demonstra total dedicação para encarnar a jovem arqueira dos quadrinhos.

Continua após a publicidade

Há, também, a presença do adorável cachorro Lucky, companheiro dos heróis nas aventuras. Os episódios com cerca de quarenta minutos de duração têm ritmo eficiente e distribuem os momentos densos com alívios cômicos, construindo uma base séria e um vilão que pode estar mais próximo do que se imagina.

Em Gavião-Arqueiro, Florence Pugh retornará como a espiã russa Yelena Belova, personagem introduzida em Viúva Negra, Vera Farmiga é Eleanor Bishop, mãe de Kate, e Tony Dalton é o misterioso Jack Duquesne. O restante da temporada será lançado no formato semanal, todas as quartas-feiras.

+Assine a Vejinha a partir de 6,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 01 de dezembro de 2021, edição nº 2766

Continua após a publicidade

Publicidade