Imagem Blog

A Tal Felicidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Como encontrar propósito no trabalho?

Ticiana Calipe, autora do livro 'Propósito S.A' e consultora de marketing digital, desafia profissionais a pensar sua verdadeira função no mundo

Por Ticiana Calipe
Atualizado em 30 nov 2018, 06h00 - Publicado em 30 nov 2018, 06h00

POSSO AJUDAR? > Aprendemos que devemos seguir regras para passar por esta vida sem enfrentar problemas. Aprendemos a ser bons filhos, bons pais, boas mães… No trabalho, porém, quando nos assumimos assim, “bonzinhos”, corremos o risco de ser tachados de bobos. Há seis anos, considerei que não precisava ser assim. Olhei para o futuro do meu mercado, de consultoria de projetos digitais, e me perguntei: do que as pessoas estão precisando? Enxerguei a necessidade de termos relações compassivas e decidi usar o trabalho como ferramenta de comunicação. Foi aí que descobri meu propósito.

NÃO JOGUE A SUA VIDA FORA > Quando percebi essa necessidade de ser amorosa em tudo o que faço, entendi que, se eu não realizasse algo que realmente tivesse sentido para mim e para quem se encontrasse ao meu redor, estaria jogando a minha vida fora. Você já parou para pensar se o seu trabalho tem propósito?

PEDIR DEMISSÃO É A SOLUÇÃO? > Todos os trabalhos envolvem relações humanas, e nelas sempre há espaço para o aprendizado. Podemos dizer, então, que um trabalho tem propósito quando ele toca, de alguma maneira, a vida das pessoas, fazendo-as melhorar, avançar, evoluir. Buscar empresas que já atuam em mercados como o terceiro setor, por exemplo, é uma possibilidade, mas não a única.

A LISTA INEGOCIÁVEL > Tente fazer uma lista dos sentimentos e valores que são inegociáveis para você no trabalho. Coloque nela também tudo aquilo que lhe dá prazer, lugares que deixam você alegre, motivos que o fazem levantar da cama. Autoconhecimento é fundamental e abre caminho para usar a intuição nos negócios.

INTUIÇÃO AGUÇADA > Steve Jobs disse que as ideias para seus produtos não teriam sido possíveis se não fosse o hábito de meditar. É preciso ter a mente aberta e experimentar novos caminhos. Como empreendedora que já fundou quatro empresas, descobri que escutar meu coração me ajuda a solucionar demandas através de serviços, produtos e implementação de ideias. Você é o responsável por organizar a sua cabeça, e a forma de trabalhar é uma escolha sua.

Continua após a publicidade

O PODER DAS CONEXÕES > Utilizo muito a internet e os meios digitais para aplicar esses passos e transformá-los em prática. Diariamente aprendo sobre pessoas e conexões e sinto necessidade de compartilhar tudo o que conheço de novo. Você já experimentou compartilhar o que aprende com os outros?

TODO DIA UMA DECISÃO > Se hoje há tecnologia para fazer o que até pouco tempo atrás era impossível, enfrentamos crises cada vez maiores. Muitas startups nasceram para solucionar problemas complexos, e muitas outras nascerão com o objetivo de melhorar o mundo. E você com isso? Dê um passo adiante. Olhe: como você pode, no seu trabalho atual, solucionar problemas existentes? Como pode desenvolver algo novo, que seja para o bem de todos? Decida agir assim, depois renove diariamente essa decisão. O mundo está clamando por isso. Trabalhar com propósito e o coração é a chave!

(Ticiana Calipe/Divulgação)

Ticiana Calipe, autora do livro Propósito S.A, é empresária e consultora de marketing digital formada em Portugal e na Espanha. Desafiar profissionais a pensar sua verdadeira função no mundo e ajudá-los a construir projetos que tenham significado foi a maneira que ela encontrou para realizar o seu propósito de vida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.