Imagem Blog

A Tal Felicidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Monge Satyanatha reflete sobre as páginas em branco da vida

"Tem de ser escrito a cada dia, com criatividade, com amorosidade, pela melhor versão de mim, a mais experiente, aquela que existe apenas no agora"

Por Satyanatha
Atualizado em 5 fev 2020, 13h44 - Publicado em 4 out 2019, 06h00

Eu não sei. É essencial não saber.

Ou então o caminho se torna pesado, as costas doem, o corpo arqueja. Porque somos humanos. Carregamos em nós demasiados fardos, memórias, achismos e certezas. Arrastamos opiniões dos outros, convicções enrijecidas, moral inquestionável e tradição. Levamos aquilo que não é nosso e que nos dá cansaço. Só a abertura ao novo descobre o mundo, como uma folha de papel em branco.

Um dia, um monge se encontrou com um homem que sabia muito, que lera muitos livros, um erudito. Mas era um homem inquieto. Desesperado por não haver, ainda, encontrado a chave que buscava, uma linha almejada que ligaria tudo o que sabia e traria paz. Ele andara até o monastério em busca da epifania, da resposta — mas tinha pouca esperança de encontrar. Era um sobrevivente de muitas, inúmeras frustrações.

O monge ofereceu silêncio e chá. Cordialmente, pôs a mesa. Colocou as xícaras com o cuidado de quem sabe que tudo é importante. E, finalmente, começou a servir o chá.

— Está bem, obrigado — disse o erudito. O chá ocupava quase toda a xícara. — Está bem, já chega, mestre, obrigado! — exclamou, quando a xícara estava quase transbordando. E o chá continuou a sair do bule, na xícara já cheia. A água quente se espalhava, escorrendo pela mesa, caindo no homem e quase o queimando. Aos gritos, ele fez o monge parar.

Os dois se sentaram. O coração do homem batia acelerado e assustado. O monge encontrava-se sentado à sua frente sem expressão. A xícara do homem estava repleta; a do monge permanecia vazia. Trêmulo, o erudito perguntou:

Continua após a publicidade

— Mestre, por que o senhor fez isso?

O monge respondeu sem se alterar, com um ligeiro sorriso — Xícara cheia, nada mais se pode acrescentar. O homem não entendeu, naquele momento. Nem poderia. Só anos depois, maduro, entenderia. Sua cabeça repleta de fatos, e entulhada de ideias, era como aquela xícara. Nada caberia nela.

Disse Aristóteles: “Amado é Platão, mas ainda mais amada é a verdade”, recusando-se a apenas repetir o que seu mestre havia ensinado. A verdade é simples; o mundo muda rápido e ela pode se apresentar de uma maneira diferente.

Tento ser como uma folha em branco sobre a mesa de uma biblioteca. Isso não é um convite à ignorância, os livros estão lá e me ajudam muito. Mas o papel tem de ser escrito a cada dia, com criatividade, com amorosidade, pela melhor versão de mim, a mais experiente, aquela que existe apenas no agora.

Eu não sei muita coisa, e portanto me testo sempre que posso. Sou capaz de fazer o bem? Sou capaz de amar, muito e amplamente? Estou onde deveria estar? Vivo o que deveria viver? Sou quem quero ser, ou sou aquele que um dia lá atrás eu achava que queria ser? O não saber é ativo: ele é o ato de não deixar que pensamentos entulhem os cantos, que dogmas permaneçam estagnados, que ideias mofem.

Continua após a publicidade

O papel em branco é a mais linda invenção do mundo. Sobre ele foram escritas as obras de Shakespeare, os sonetos de Camões, a Teoria da Relatividade, de Einstein, e desenhados os rabiscos de gênios e artistas. Ele é indispensável. E se você o encontrar em si, através da sincera busca por sua verdade, sentirá um enorme alívio, e poderá escrever a sua vida, para que ela seja o que você quiser.

(Arquivo Pessoal / Reprodução/Veja SP)

Satyanatha, mais conhecido como Sat, trocou a engenharia da computação e a consultoria estratégica pela dedicação por sete anos à meditação no monastério indiano de Kauai. É criador do aplicativo Vivo Meditação.  Seu Instagram é @satyanatha.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 09 de outubro de 2019, edição nº 2655.

+ PODCAST Jornada da Calma, com o monge Satyanatha e Helena Galante

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.