Imagem Blog

A Tal Felicidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

João Paulo e Eduardo Pacífico ensinam a como ter um bom dia

Os irmãos João Paulo e Eduardo Pacífico são fundadores da ONG Gaia+ onde ensinam os outros a chegarem no seu potencial

Por João Paulo e Eduardo Pacífico
Atualizado em 30 jul 2019, 18h18 - Publicado em 21 jun 2019, 06h00

Dias bons e dias ruins todo mundo tem, até os amigos Lipe de Boa e Zé Tá Ruim. Os dois garotos eram melhores amigos e tinham vidas muito parecidas. Torciam para o mesmo time, gostavam das mesmas brincadeiras, até paqueravam a mesma menina, mas havia uma coisa em que eram muito diferentes. Você já vai entender.

Ambos ficaram gripados na semana de prova e nenhum dos dois conseguiu estudar. Resultado: eles foram bem mal. Lipe de Boa entendeu que não estava preparado e poderia melhorar na próxima. Zé Tá Ruim tinha certeza de que a nota representava sua falta de capacidade.

Na prova seguinte, dedicaram-se e tiraram ótimas notas. Lipe de Boa estava orgulhoso, pois fez por merecer e sabia que era capaz. Zé Tá Ruim acreditava que tinha sido sorte.

Você já deve ter percebido que Lipe de Boa e Zé Tá Ruim representam o Otimismo e o Pessimismo. Com esses personagens, ensinamos, em um “estilo explicativo”, crianças em escolas públicas. Quando um aluno está sendo o Zé Tá Ruim (todos somos de vez em quando), ele pega a chave mágica e vira ao lado da cabeça para tornar-se um Lipe de Boa!

Continua após a publicidade

Segundo o livro Aprenda a Ser Otimista, de Martin Seligman, atualmente as crianças correm dez vezes mais risco de um dia tornar-se deprimidas do que seus pais na idade delas. Apesar de as pessoas terem mais dinheiro, mais poder, mais educação, mais tecnologia, mais acesso à informação, os níveis atuais de depressão são extremamente maiores em relação aos de décadas anteriores. O Brasil é o líder mundial em ansiedade e o líder na América Latina em depressão.

Se temos tudo para ser mais felizes, por que a sociedade está mais deprimida? A principal razão é a forma como encaramos os acontecimentos. Uma das maiores descobertas da psicologia dos últimos vinte anos é que podemos escolher o jeito de pensar. O cérebro é capaz de adaptar-se, e podemos criar hábitos mais saudáveis de pensamento. No mesmo livro, Seligman apresenta algumas informações interessantes: > O jeito de pensarmos, especialmente sobre saúde, afeta nossa saúde.

> Otimistas contraem menos doenças infecciosas do que pessimistas.

Continua após a publicidade

> Otimistas têm melhores hábitos de saúde.

> Nosso sistema imunológico trabalha melhor quando estamos otimistas.

> Otimistas vivem mais tempo.

Continua após a publicidade

> Otimismo previne a depressão, que constitui a última instância do pessimismo.

É importante enfatizar que ser otimista não significa achar que o mundo é perfeito, ignorar problemas e injustiças ou viver no faz de conta. Isso é ilusão. Otimismo é uma forma de posicionar-se perante o mundo, e ele nos ajuda a enfrentar problemas e a buscar soluções. Que seu lado Lipe de Boa floresça e você tenha uma excelente semana!

Quer ser um Lipe de boa? Siga a receita.

Continua após a publicidade

1. em situações positivas, perceba as causas permanentes e abrangentes. Por exemplo, ao ganhar uma promoção no trabalho, parabenize-se por ser alguém dedicado.

2. Valorize seu esforço.

3. em situações negativas, identifique as causas específicas e temporárias. Por exemplo: “Nessa prova eu não fui bem, mas, se eu estudar, na próxima irei melhor”.

Continua após a publicidade

4. É normal abater-se, não se culpe por isso. O importante é perceber que está agindo de maneira pessimista e procurar olhar o outro lado.

(Marcelo Justo/Divulgação)

Os irmãos João Paulo e Eduardo Pacífico são fundadores da ONG Gaia+ e ensinam professores e alunos de escolas públicas a ser mais felizes e atingir seu potencial.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 26 de junho de 2019, edição nº 2640.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.