Imagem Blog

A Tal Felicidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

O batimento cardíaco como tradução de nossas emoções

"O coração e o cérebro se comunicam, mas 80% dessa comunicação parte do coração para o cérebro, e não o contrário", diz Roberta Moreira Lima

Por Roberta Moreira Lima
Atualizado em 13 dez 2019, 13h00 - Publicado em 13 dez 2019, 12h43

CONHECIMENTO ANTIGO As tradições de busca pela expansão da consciência sempre fizeram um caminho para dentro, um chamado para a nossa essência. Quando falávamos de vibrar emoções positivas, porém, parecia algo muito vago. Hoje já é possível medir como esse mecanismo funciona.

CIÊNCIA DO CORAÇÃO O instituto HeartMath surgiu na califórnia há 25 anos para estudar o coração. Pesquisas mostraram que ele não é simplesmente uma bomba de sangue, mas também uma fonte de sabedoria. O coração e o cérebro se comunicam, mas 80% dessa comunicação parte do coração para o cérebro, e não o contrário.

HARMONIA OU CONFUSÃO Descobrimos que emoções como amor, paz, apreciação e compaixão promovem um modo coerente de batimento do nosso coração, enquanto ansiedade, ressentimento e amargura, por exemplo, causam incoerência na variabilidade cardíaca. Esse campo eletromagnético gerado se expande para fora do nosso corpo físico, cerca de 3 metros ao redor. Ou seja, interferimos no campo de outras pessoas. Se vibramos medo e stress, funcionamos como uma nuvenzinha que contamina o ambiente em que estamos.

LUTA OU FUGA Quando sentimos emoções que nos drenam a energia, nosso cérebro fica comprometido tentando resolver uma situação de perigo. Esse mecanismo remonta ao tempo em que tínhamos de nos proteger de bichos, mas roda até hoje.

Continua após a publicidade

SOLUÇÃO EM QUALQUER LUGAR Para mudar essa psicofisiologia, o convite é utilizar técnicas simples e gerenciar os sentimentos. Existem emoções ligadas à vibração do amor que regeneram a energia e outras que a drenam, pois estão ligadas ao medo.

QUEM SOMOS NÓS Quando alguém diz “eu”, coloca a mão no coração, não na cabeça. O coração é o caminho da intuição. Ele guarda uma via para a nossa criatividade, porque silencia as programações inconscientes que fomos adquirindo.

ESCOLHA DA TRILHA Às vezes, fico um pouco tensa ao ouvir muitas buzinas no trânsito. Mas nesse momento é possível decidir: que trilha sonora vou pôr para tocar ali? Vou ficar estressada, baixar a minha energia e contaminar os ambientes pelos quais eu passar, ou vou escolher ouvir um podcast, algo positivo, e cultivar emoções regeneradoras?

Continua após a publicidade

RESILIÊNCIA PARA VOLTAR Podemos perceber quando estamos em um estado de preocupação. Resiliência tem a ver com a capacidade de se recuperar rapidamente, voltar ao equilíbrio. O coração é o caminho. Coloque a mão sobre ele, ou apenas leve a sua consciência para a região. Perceba que ele está ali, batendo, e podemos ser gratos por isso.

PAPEL DO AMOR Quanto mais acessamos essa sabedoria intuitiva, mais conseguimos mudar esse mundo de alta volatilidade e divergência. Assim redescobrimos nosso papel maior nessa grande rede chamada humanidade. Vamos vibrar coisas positivas? Em vez de ficar irritado com alguém, que tal escolher sentir compaixão? O caminho do coração traz a escolha de viver fora do modo automático, na frequência do amor.

Roberta Moreira Lima, publicitária e instrutora do HeartMath no Brasil (@heartbrasil.br), é convidada do episódio “Sabedoria do Coração” do podcast Jornada da Calma. Ela acredita que sempre é possível escolher o amor no lugar do medo.

Continua após a publicidade
Roberta Moreira Lima (Arquivo Pessoal/Divulgação)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.