O papel do ayurveda no caminho do bem viver

Márcia De Luca é estudiosa de ioga e meditação há 38 anos

ANTES DE TUDO, OBRIGADA A gratidão diária e permanente é uma maneira de felicidade. Costumo agradecer por tudo, absolutamente tudo que acontece na minha vida. Minha missão é inspirar as pessoas no caminho do bem viver.

IOGA CONTRA A FRAGILIDADE Eu me casei com 19 anos, com 21 já tinha duas filhas e com 27 me separei. Quando fiquei com duas crianças para sustentar, tive de arregaçar as mangas e trabalhar muito pesado. Foi quando comecei a fazer ioga e caratê para fortalecer meu caráter.

PONTO DE ENCONTRO NA ÍNDIA Quando fui para Rishikesh, comecei a ver ayurveda em todos os cantos. Em farmácias, livros, mas tudo em sânscrito. Até que vi um livro em inglês de Deepak Chopra. Foi nesse momento que pensei “é isso!”: a vida faz sentido pra mim com ioga, com meditação, com ayurveda. É o tripé do equilíbrio e da estabilidade neste mundo de caos, violência e stress.

LOUCURA NA ÉPOCA DO FAX Quando voltei, vi uma entrevista de Deepak Chopra no Fantástico. Não tinha computador, não tinha e-mail, não tinha iPhone. Liguei para o Chopra Center, disse que era do Brasil e queria abrir um centro aqui. Louca, né? Declinaram, disseram que não havia planos de expansão. Mas me mandaram um fax para participar de um programa de panchakarma, como são chamadas as ações desintoxicantes do ayurveda.

MÉDICOS DE ALMA Eis que consegui uma entrevista com Deepak e falei do meu desejo de inaugurar um centro. “Se esse for seu sonho, mentalize seu sonho, lute por ele, porque ele vai acontecer”, ele me disse. Conversa vai, conversa vem, contei que adoraria ser médica. Deepak respondeu que o mundo estava cheio de médicos de corpo. “O mundo precisa de médicos de alma — e isso você pode ser.” Aquela frase nunca mais me abandonou.

ACEITAÇÃO PLENA Sócrates tinha razão: só sei que nada sei. Trago minha atenção plena para o aqui e o agora, para vivenciá-lo na sua profundidade. Meus netinhos dizem que sou a vovó louquinha, mas hoje estou deixando de ser louca. A ciência está comprovando o que a tradição ayurvédica sempre soube.

VOCÊ NÃO PRECISA FICAR DOENTE Ayurveda é o sistema de cura mais antigo do mundo. Diz que você não precisa ficar doente para começar a se cuidar. Se você se reconectar com os ritmos da natureza, mantiver uma purificação diária, terá saúde.

OLHO VIVO NOS PENSAMENTOS É preciso observar seus pensamentos 24 horas por dia, antes que eles se tornem ações. As pessoas vivem nas mágoas do passado ou inseguranças do futuro.

COMO FORMAR HÁBITOS Temos de escrutinar os pensamentos para trazer um momento de silêncio a fim de discernir. Como fazer disso um hábito? Primeiro, é preciso a intenção. Você tem de querer. Depois, deve ter a disciplina de repetir a ação. O terceiro componente é o tempo. É preciso perseverar por toda a vida.

FIM DO CAMINHO Como diria Fernando Pessoa, alegria que tem causa ainda não é felicidade. Felicidade é uma maneira de estar no mundo com compaixão, gratidão, bondade. Sou feliz por ser, não por ter. Felicidade é acordar e dizer: “Legal, mais um dia para eu viver”. Independentemente de ter problemas ou não, sou grata.

 (Divulgação/Divulgação)

Márcia De Luca é estudiosa de ioga, meditação e ayurveda há 38 anos. Formada pelo The Chopra Center for Well-Being, busca na tradição indiana a sabedoria para alcançar a paz e transformar todos os acontecimentos do mundo em um aprendizado leve e calmo.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 17 de julho de 2019, edição nº 2643.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s