Imagem Blog

A Tal Felicidade Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos
Continua após publicidade

Jhonata Emerick dá dicas de como empreender com sucesso

O engenheiro põe a positividade à prova na montanha-russa de criar um negócio

Por Jhonata Emerick
Atualizado em 1 mar 2019, 06h00 - Publicado em 1 mar 2019, 06h00

DESISTA DE DIVIDIR A VIDA

Essa separação entre a vida pessoal e a profissional simplesmente não funciona para mim. Quando eu pensava dessa forma tradicional, sentia que tudo ficava emperrado. Precisei mudar minha mentalidade.

COMO COMEÇAR O DIA

Encaro o cotidiano de maneira prática. Preciso acordar e já olhar o celular para responder a um cliente? Tudo bem. Mas, para aguentar esse ritmo puxado, só sabendo exatamente qual é o sentido do que estou fazendo.

ANTES, TERAPIA

Para chegar aqui foram necessários anos de terapia. É preciso investir no autoconhecimento e saber responder a perguntas importantes. Até onde posso ir? Quando o processo começa a ser improdutivo? Conhecer-se é uma arma poderosa para empreender e para ser feliz.

ONDE ACHAR O PROPÓSITO

As pessoas iniciam seus negócios pelos mais diversos motivos. Pode ser por necessidade, porque perderam o emprego ou perceberam uma bela oportunidade. Em qualquer caso, fé e resiliência são imprescindíveis. Mas, para não enlouquecer, é importante manter em mente os pontos positivos dessa decisão. Listo, a seguir, cinco deles.

1. Oportunidade de mudar vidas. Qual o potencial de minha ideia de produto ou serviço? O poder de impactar positivamente outras pessoas é um combustível fantástico. Você tem algo para entregar que pode mudar vidas. Lembrar-se disso nos dias em que tudo parece dar errado ajuda.

2. Tchau, limites. Não existe satisfação maior do que perceber que você é capaz de atingir objetivos ousados, ultrapassar e vencer antigas crenças que o limitavam.

3. Chance de aprender e desaprender. É preciso estar disposto a aprender o tempo todo. Com a velocidade de mudança que temos hoje, será necessário também “desaprender”. Uma coisa que você acreditava ser verdade absoluta rapidamente pode deixar de sê-lo porque o ambiente mudou. Esse nível de flexibilidade não é ensinado nas salas de aula, mas vale para a vida.

4. Um legado real. Criar uma marca de sucesso ou um produto de ampla aceitação é deixar um legado que vai servir como inspiração para muitos. Acredito que somos o impacto positivo que geramos na vida das pessoas.

5. O teto nunca baterá na sua cabeça. Vejo muitas pessoas reclamando que no seu trabalho não têm oportunidade de crescer, ou que existe um limite de crescimento. A elas, dou uma ótima notícia: quando você é um empreendedor, não há teto de crescimento. Seus limites são a rigidez daquilo em que você acredita e sua capacidade de execução.

Continua após a publicidade

POSITIVIDADE A TODA PROVA

Criar algo novo é estar diante da possibilidade de fracasso. Essa gangorra sempre pesa: será que estou no caminho certo ou não? No fim do dia, sou um cara positivo — e isso me faz ir em frente. Só é importante que nunca deixemos de nos questionar, porque é nesses momentos de busca pelo equilíbrio que temos a chance de mudar e de viver experiências incríveis.

(Arquivo pessoal/Divulgação)

Jhonata Emerick é engenheiro aeronáutico e trabalhou na Embraer antes de migrar para o mercado financeiro. Desde 2017 toca o projeto da plataforma de machine learning DataRisk e põe a positividade à prova na montanha-russa de empreender.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 06 de março de 2019, edição nº 2624.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.