Cris Dios fala sobre beleza e autocuidado

Ela é cosmetóloga, tricologista e empresária, e acredita que a beleza e o cuidado podem ser um caminho de conexão e autoconhecimento

NÃO BRIGUE COM SUA IMAGEM

O tempo inteiro a mente está falando coisas: que você deveria estar magra, com o cabelo assim ou com tal roupa. Mas a mente nos engana constantemente. Na verdade, você não deveria nada. Não precisamos brigar tanto conosco, nem tentar ser outra pessoa. Minha busca é pela minha melhor versão.

MEDITAÇÃO EMBAIXO DA ÁRVORE

Tento levar equilíbrio para onde eu vou. Uma prática que está na minha vida há dez anos é a meditação. Podem ser dois minutos de manhã, vinte respiros conscientes antes de tomar banho e sair para trabalhar, uma caminhada ou um momento de conexão sentada embaixo de uma árvore. Faz muito bem.

ATENÇÃO PLENA À MESA

Para driblar a ansiedade na hora de me alimentar, tento observar em detalhes a cor dos alimentos. Se estou comendo uma folha, percebo como é seu tom de verde, se o tomate está bem vermelhinho. É uma forma de me conectar com aquele nutriente — e, para fazer isso, tenho de deixar o celular de lado, é claro.

QUANTO MAIS NATURAL, MELHOR

Minha história com produtos naturais vem de família. A natureza é minha fonte de inspiração. Podemos desfrutar momentos de bem-estar, de contato com uma planta, mesmo dentro de um shopping. Essa experiência não depende de um retiro espiritual.

VALE CONVERSAR COM AS PLANTAS

Cuidar de uma planta é um belo exercício. Lembro-me da minha infância, de achar que minha avó era meio maluca porque conversava com as samambaias. Hoje eu entendo: existe uma troca entre nós e elas, nem que seja de oxigênio e gás carbônico. Sobrevoei recentemente a Floresta Amazônica e senti uma emoção muito grande. Mas dá para buscar essa ligação em qualquer jardim no meio da cidade.

BANHO DE CORPO E ALMA

Um momento de autocuidado é muito importante. Aproveito a limpeza do banho para fazer uma higiene mental. Pro- A natureza que inspira curo usar produtos com óleos essenciais, que trazem uma experiência sensorial mais profunda. É a hora de agradecer também pela nossa saúde.

O DOM DE OLHAR PARA O OUTRO

Gosto muito de cuidar do outro — e isso é um dom. Tem de ter empatia, saber ouvir, saber olhar, manter os instintos abertos. Não existe essa coisa de “eu sei o que é melhor para você, nem precisa me falar”. Quero entender como a pessoa é, ajudá-la a tirar máscaras que talvez ela tenha colocado no decorrer da vida. Manter contato é a minha missão de vida.

CABELO BONITO TODO DIA

Um cabelo tratado não é bonito só no dia em que a pessoa vai ao salão, mas sim todos os dias. desenvolver esse cuidado pode ser uma forma de nos conectarmos com a nossa essência. Não tem a ver com nenhum padrão de beleza. O mundo hoje é complexo, acreditamos que precisamos estar com a roupa perfeita, o cabelo imaginário, para só aí ser felizes. Felicidade não é a chegada, mas o caminho percorrido, as pessoas que encontramos. Precisamos aprender a buscar essa sensação dentro de nós.

 (Divulgação/Divulgação)

Cris Dios (@crisdioslaces) é cosmetóloga, tricologista e empresária. Está à frente dos salões Laces and Hair e é representante no Brasil da marca americana Aveda. Acredita que a beleza e o cuidado podem ser um caminho de conexão e autoconhecimento.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 27 de fevereiro de 2019, edição nº 2623.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s