Drauzio Varella dá dicas de como começar a praticar corrida

"Estou com 75 anos, trabalho até quinze horas por dia e não passo por problemas de saúde", afirma o oncologista e adepto do esporte há 26 anos

> Estou com 75 anos, trabalho até quinze horas por dia e não passo por problemas de saúde. Tenho certeza de que o mérito é da atividade física.

> O grande inimigo de quem tenta correr é manter a regularidade. A pessoa pode passar meses dedicada ao exercício e, ao descuido de uma semana, vai tudo por água abaixo.

> Em vez de almejar resultados físicos imediatos, pense que está fazendo um esporte pelo resto da vida.

> Torne a atividade o mais agradável possível. Isso passa pela escolha de local, horário, trilha sonora, companhias…

> Ache um horário. Vale, por exemplo, acordar mais cedo ou identificar períodos nos quais dá para encaixar aqueles trinta minutos, como na hora do almoço.

> Fixar uma meta de médio a longo prazo ajuda. Escolha cumprir uma prova de 5 ou 10 quilômetros, por exemplo. Isso impõe a disciplina do treino.

> Entender seus limites é essencial. Cada um tem seu ritmo e histórico próprios.

> Se a pessoa estava parada ou não tem preparo, vale a máxima de primeiro andar, para depois correr. Alterne 100 metros de um, 200 de outro, e sinta aos poucos.

> Não há idade ideal para começar, mas quanto mais cedo melhor. Tampouco há idade limite, desde que se preste atenção à intensidade que a faixa etária requer.

> Um remédio para quem se entedia com a prática é variar não só a distância, mas também o modo de fazer o percurso. Tente ir mais depressa em um dia, bem lentamente no outro, ou aposte em uma rua com mais inclinação no seguinte, criando pequenos desafios.

> Correr reorganizou minha rotina e tornou obrigatória a disciplina para acordar cedo. Também passei a me sentir mais autoconfiante, conforme fui alcançando minhas metas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s