Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
A Tal Felicidade Saúde, bem estar e alegria para os paulistanos

A verdadeira beleza e felicidade na visão japonesa

Para Lilian Sanpei, isso vem com a autoaceitação, simplicidade e respeito aos sentimento

Por Lilian Sanpei em depoimento a Helena Galante Atualizado em 27 ago 2021, 00h31 - Publicado em 27 ago 2021, 06h00

SEM COMPARAÇÃO – De acordo com a filosofia de vida dos japoneses, o primeiro indício de felicidade e beleza saudável de alguém é a sua aceitação de si mesmo. Todas as tentativas de nos encaixarmos nas molduras dos outros são sintomas de uma mente e um corpo doentes.

BELO DE VERDADE – A beleza está na sua trajetória, nos sorrisos, nas lágrimas que surgem em momentos alegres e tristes, nas conquistas, na beleza da natureza e da simplicidade de momentos. Aqui no Japão, a beleza de uma pessoa só se completa quando a beleza da aparência e a beleza do interior são combinadas.

MOLDURA DA SIMPLICIDADE – O que é precioso é a própria vida, vivida a cada momento. Ela abrange a percepção da transitoriedade e do imperfeito, a aceitação de que as flores nascem e morrem e tornarão a inebriar os sentidos com suas cores e seus perfumes. Trata-se da compreensão do ciclo da vida, do dia e a noite, das estações do ano, do envelhecimento. Viver intensamente os detalhes mais simples da vida pode estar em preparar e servir um chá, prática milenar japonesa.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

MENOS AFOBAÇÃO – Na procura pela felicidade, devemos nos afastar da busca por mais para conseguirmos perceber o que já existe ao nosso redor. Viver com a natureza, aceitar o passado, o futuro e o presente, desfrutar e valorizar os momentos.

FASES EM HARMONIA – Aprender a lidar com as fases da vida com equilíbrio passa por celebrar como as coisas são, e não como deveriam ser. Ser grato a todo momento.

NATURALMENTE SAUDÁVEL – A mente sã e um coração cheio de paz trazem saúde ao corpo, assim favorecendo o intenso trabalho dos nossos principais órgãos, gerando bem-estar e energia vital para o dia a dia e promovendo saúde, longevidade e jovialidade continuada. Para ter uma beleza natural, uma pele e um corpo saudáveis, é fundamental encontrar algo que nos faz bem. Estar ciente da importância de escutar seu corpo (e a alma) ajuda a compreender seu organismo e a detectar desequilíbrios.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

ATIVIDADES RESTAURADORAS – Há boas práticas que os japoneses valorizam e que todos podemos experimentar:

1. Respire. Tirar momentos para respirar profundamente é fundamental. Inspirar tranquilamente com toda a atenção em si mesmo energiza e renova o corpo, e expirar com calma e paz promove relaxamento e leveza.

Continua após a publicidade

2. Relaxe e aprecie a natureza. Esses momentos são necessários para descansar o cérebro e acalmar a mente.

3. Pratique autocuidado. Investir em bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos regularmente, procurar dormir bem e manter uma rotina de autocuidado da pele e do corpo são atitudes essenciais para promover qualidade de vida.

4. Medite. A meditação favorece a integração entre mente e corpo, gera redução dos níveis de cortisol e adrenalina, diminuindo a ansiedade e o stress e possibilitando a melhora do sono e do equilíbrio físico e mental.

5. Mantenha-se ativo, principalmente pelas manhãs. A maior parte dos centenários japoneses tem hábitos saudáveis diariamente para dar significado à sua existência. Caminhar, respirar ar puro na natureza, preparar um chá e fazer alongamentos ou exercícios matinais são algumas opções.

PRIORIZAR O QUE FAZ BEM – Adotar práticas saudáveis diárias de forma integrada causa um reflexo imediato no equilíbrio. Assim é possível revigorar o corpo e ainda proporcionar relaxamento, repondo e equilibrando energias. Ser grato, praticar a resiliência, viver o momento, se alimentar bem, respirar com calma ao acordar, priorizar seus sentimentos: eis o caminho para praticar o autoamor e promover o exercício de uma existência em estado de equilíbrio entre beleza, felicidade e saúde física, emocional e mental.

lilian sanpei sentada com cotovelo direito apoiado na mesa e com cabeça sendo sustentada pela mão direita. ela está sorrindo para a foto
Divulgação/Divulgação

Lilian Sanpei (bihadajapan.com) é empresária e especialista em saúde e estética integrativa. Mora no Japão há mais de duas décadas.

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicado em VEJA São Paulo de 1° de setembro de 2021, edição nº 2753

 

Continua após a publicidade
Publicidade