Imagem Blog

Vida Boa Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Bárbara Öberg
A repórter Bárbara Öberg fala sobre bem estar, exercícios, saúde e novidades para melhorar a rotina.
Continua após publicidade

Troque o pão pela tapioca no café da manhã (e não sinta fome)

Esses modismos por aí fazem com que a gente coma sei lá o que porque algum famoso tá comendo. Assim, não curto. E lá venho eu falar de tapioca… Vixe. Bem, eu conheci a tapioca numa praia do Nordeste cinco mil anos atrás. E a que comi era um heresia a qualquer tipo de dieta: […]

Por VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 26 fev 2017, 11h26 - Publicado em 21 jun 2016, 11h09

taps

Esses modismos por aí fazem com que a gente coma sei lá o que porque algum famoso tá comendo. Assim, não curto. E lá venho eu falar de tapioca… Vixe. Bem, eu conheci a tapioca numa praia do Nordeste cinco mil anos atrás. E a que comi era um heresia a qualquer tipo de dieta: tinha leite condensado e coco ralado espalhados com fartura de vó. Hoje, veja só, depois dos 40 anos, não dá pra meter pra dentro uma tapioca assim rechonchuda logo cedo. Mas dá sim pra ter a versão light dessa comida tipicamente nordestina e fazer um café da manhã extremamente saudável.

+ Jovem emagrece 27 quilos para entrar em shorts de manequim menor

Até porque minha nutricionista já me explicou (e me convenceu) que a tapioca é mais saudável que o pão – não tem glúten que agora se tornou o vilão do universo. (Parênteses: sem neura gente, ninguém vai morrer se comer pão. A questão é que, se você estiver de dieta ou se cuidando, é ideal que substitua a farinha branca, uma vez que o glúten presente nela contém duas substâncias – gliadina e glutenina. Essa duplinha, veja só, têm função de esticar a massa, só que, no organismo, colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal.)

Mas o melhor não é isso. Eu só troquei o pão pela tapioca porque dá mais saciedade, fazendo com que eu segure a onda até a hora do almoço sem querer devorar um elefante. Só que, cuidado, não é pra fazer uma tapioca tamanho família. Uma amiga disse que não emagrecia, depois soube que usa uma xícara. Nãoooooooo. O ideal é colocar duas colheres de sopa pra fazer uma tapioca bem fininha e crocante. Dá mais ou menos umas 70 calorias. A sacada é comprar a goma de tapioca pronta. Eu curto das marcas, a Akio e a da Terrinha. Tem pra vender em qualquer supermercado e também em lojas especializadas.

E coloca o que dentro? Não, não vai ser leite condensado. Três alternativas. Mas antes quero dar essa dica: em todas as opções eu coloco chia. Que é aquela sementinha preta com gosto de nada e que serve pra que? Ahhhh, chia é rica em fibras (coisa que a tapioca não é, então ajuda a garantir um bom trânsito intestinal) e também a diminuir o índice glicêmico no sangue. Na prática: índice glicêmico baixo melhora nos níveis de colesterol e triglicerídios, e também diminui a sensação de fome.

Três tipos de recheio:

Tapioca com chia, cottage e mel

O que vai:

2 col. de sopa de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)

1 col. de sopa de semente de chia

Continua após a publicidade

2 col. de sopa de queijo cottage

1 col. de sopa de mel

Como faz:

Misture a farinha de tapioca e a chia e coloque a mistura em uma frigideira bem quente. Aqui rola ter uma paciência pra deixar a tapioca grudar. Vire. Coloca o recheio, dobre e tá pronto.

Tapioca com queijo minas, tomate e orégano

O que vai:

2 col. de sopa de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)

2 col. de sopa de queijo minas picadinho

Continua após a publicidade

meio tomate picadinho

orégano à vontade (pode substituir por manjericão)

Como faz:

Coloque a farinha de tapioca em uma frigideira bem quente. Deixe grudar bem, vire. Acrescente o queijo minas, tomate e orégano, dobre ao meio e sirva.

Tapioca com chia, banana e canela

O que vai:

2 col. de sopa de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)

1 col. de sopa de chia

Continua após a publicidade

1 banana amassada

1 col. de chá de canela

Como faz:

Misture a farinha de tapioca e a chia. Coloque o mix em uma frigideira bem quente (sem untar). Tenha paciência, deixe grudar e vire. Acrescente a banana e a canela, feche e sirva.

Gostaram? Eu tô craque já.

Continua após a publicidade

Em tempo: se você quer me mandar uma sugestão, me escreva, chrismartinez@butiquedeletras.com.br

Pra me seguir nas redes sociais: @blogvidaboa_ e no meu snapchat: chrismartinez4

Um beijo, até mais

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.